Na França quem recebeu vacina da AstraZeneca receberá Pfizer ou Moderna na 2ª dose

País europeu suspendeu a vacinação com a vacina da Oxford após registros de casos de trombose em pessoas com menos de 55 anos. O imunizante é um dos dois únicos disponíveis no Brasil

20:14 | Abr. 09, 2021

Olivier Veran, ministro da Saúde da França (foto: Bertrand GUAY / AFP)

A França vai aplicar uma segunda dose com as vacinas da Pfizer ou Moderna nas pessoas com menos de 55 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca, anunciou nesta sexta-feira, 9, a Autoridade de Saúde do país.

A França suspendeu em 19 de março a aplicação da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos, após a detecção de casos de trombose na Europa. Mas antes do anúncio, quase 600.000 pessoas, sobretudo profissionais da saúde, receberam a primeira dose.

"É absolutamente coerente dizer que não se recomenda a vacina a pessoas com menos de 55 anos enquanto esperamos para saber mais (...). Se receberam a primeira dose e têm menos de 55 anos, vamos oferecer outra vacina", afirmou o ministro da Saúde, Olivier Véran.

"Eu mesmo estou neste grupo", completou o ministro de 41 anos, que recebeu a primeira dose do fármaco da AstraZeneca em 8 de fevereiro devido a sua profissão de neurologista.

Outros países anunciaram que limitarão o uso da vacina da AstraZeneca. Várias informações confirmam um vínculo entre o fármaco e casos de coágulos sanguíneos, embora muito raros.

No Brasil, a vacina da inglesa da Astrazeneca/Oxford é uma das duas únicas em circulação, ao lado da chinesa CoronaVac, fabricada pelo Butantan.