COVID-19: Brasil poderá ter cem mil mortes em abril, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Washington, localizada nos Estados Unidos, indicam que o Brasil pode chegar a 4 mil mortes por dia até 24 de abril. Em julho, o País deverá atingir a marca de mais de 560 mil óbitos pela pandemia

16:08 | Abr. 04, 2021

Sepultamento no cemitério Bom Jardim, localizado em Fortaleza, no Ceará, em março de 2021 (foto: FABIO LIMA)

Um estudo do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington aponta que o Brasil registrará cerca de cem mil mortes pela Covid-19, apenas no mês de abril. A projeção considera o ritmo de transmissão da doença no atual cenário do País.

Caso siga esse mesmo quadro de evolução da pandemia, o Brasil atingirá a marca de 4 mil mortes por dia até 24 de abril. De acordo com os pesquisadores, serão registradas mais de 560 mil mortes acumuladas até 1º de julho.

Há três cenários projetados pela pesquisa. Na melhor circunstância, com adoção de medidas mais rígidas para o enfrentamento da doença, o estudo indica mais de 415 mil mortos em 5 de maio. A conjuntura vigente deve registrar mais de 434 mil mortos e, no pior cenário, mais de 436 mortes acumuladas até a mesma data.

A projeção é realizada por meio de quatro fatores, que são a taxa de isolamento social, a disseminação das novas variantes, o planejamento da campanha de vacinação e a concordância com o uso de máscaras.

Para os pesquisadores, uma das medidas de controle da disseminação do coronavírus é a distribuição em massa de máscaras, chegando a cerca de 90% da população brasileira.

Neste sábado, 3, o País contabilizou mais de 330 mil mortos pela doença desde o início de 2020, quando a pandemia chegou ao território nacional. As informações são do consórcio de veículos da imprensa.