Transporte por aplicativo e táxis estão autorizados a circular durante lockdown em Fortaleza

O novo decreto passa a valer a partir desta sexta-feira, 5, e segue pelo menos até o dia 18 de março

14:42 | Mar. 04, 2021

Aumento da idade máxima de veículos visa atenuar efeitos da crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19 (foto: Deísa Garcêz)

Serviços de transporte por aplicativo, além de táxi e mototáxi, vão poder continuar rodando em Fortaleza no período de lockdown. A partir desta sexta-feira, 5, até 18 de março, passam a valer medidas mais rígidas de isolamento social no Município. Segundo o novo decreto, a circulação de pessoas e veículos será restringida e apenas atividades essenciais vão podem continuar funcionando. 

Deslocamento em alguma das situações para serviços essenciais como supermercados e farmácias, bem como o  trânsito de veículos para esses estabelecimentos também são permitidos. O transporte de carga continuará acontecendo nesses 14 dias. 

A decisão de lockdown foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito José Sarto (PDT) na última quarta-feira, 3, após dia inteiro de reuniões com o comitê que decide ações contra Covid-19 e à noite com o setor produtivo. Camilo recomendou aos municípios em estado grave de transmissão do coronavírus que também adotem a medida.

Os gestores ressaltaram que as medidas de redução da circulação viral são fundamentais no combate à Covid-19, pois a solução definitiva da pandemia, a vacina, aidna é restrita.

LEIA MAIS| Lockdown em Fortaleza: veja o que será proibido a partir de amanhã

No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.