Covid-19: Manaus recebe material para estrutura de enfermaria de campanha

A segunda remessa chegou na tarde deste sábado, 16. A estrutura deve possuir 60 leitos que atenderão pacientes com quadros menos graves de Covid-19.

09:01 | Jan. 17, 2021

Manaus está enfrentando uma escassez de suprimentos de oxigênio e espaço para dormir, pois a cidade foi invadida por um segundo aumento de casos e mortes causados pela Covid-19 (foto: Michael DANTAS / AFP)

Manaus recebeu na tarde deste sábado, 16, mais uma remessa de materiais que servirão para construir uma enfermaria de campanha na capital do Amazonas. O material da estrutura foi transportado pelas Forças Armadas, em um trabalho integrado com o Governo Federal e Estadual.

A estrutura ficará montada na área externa do Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, referência no atendimento de pacientes com Covid-19. A estrutura deve contar 60 leitos em módulos de hospitais de campanha do Exército e Aeronáutica, voltados para enfermaria clínica, atendendo pacientes com quadros menos graves de Covid-19.

O material partiu de Recife em um KC-390 (avião de transporte logístico) da Força Aérea Brasileira, para a capital amazonense com materiais hospitalares, dentre eles camas, tendas, geradores e barracas. O envio foi anunciado pelo Ministro da Saúde durante um pronunciamento realizado em Manaus na última quarta-feira, 13.

Os primeiros contêineres com material chegaram na quinta-feira, 14, contendo tendas, leitos, macas e equipamentos hospitalares para a construção de uma miniusina de oxigênio que atenderá a unidade.