Indonésia obriga cidadãos que não usavam máscaras a cavarem covas para vítimas da Covid-19

O caso ocorreu na província de Java Oriental

19:33 | Set. 14, 2020

Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus (foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

Indonésios que não estavam fazendo o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos tiveram que cavar túmulos para as vítimas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, Sars-CoV-2, na província de Java Oriental. A medida ocorreu como um tipo de punição, já que a utilização do equipamento é obrigatória desde o mês de abril no país.

Em entrevista ao site Tribun News, Suyono, chefe do distrito de Cerme, em Java Oriental, disse que a província só possui três coveiros no momento e, por conta disso, achou "melhor colocar essas pessoas para trabalhar com eles". Ao todo, 8 pessoas receberam essa punição.

Com 222 mil casos confirmados e 8,8 mil óbitos em decorrência da doença, a Indonésia - assim como outros países da região - teve que adotar medidas mais severas contra a Covid-19 em julho. Uma pesquisa divulgada revelou que apenas 30% dos indonésios estavam fazendo o uso de máscaras ao saírem de casa.

Em último balanço divulgado nesse domingo, 13, pelos órgãos de saúde do país, foram confirmados 3,1 mil casos e 118 novas mortes em 24 horas. As autoridades locais esperam que os efeitos da punição adotada em Java Oriental sejam positivos, para que a população entenda o perigo do coronavírus.