Último lote dos 700 respiradores adquiridos pelo Ceará na pandemia chega nesta semana

Conforme Camilo Santana, 45 chegaram nessa segunda-feira, 17, e outros 40 têm previsão de desembarque em Fortaleza nesta quarta-feira, 19, totalizando os 85 últimos equipamentos do lote de 700

19:17 | Ago. 18, 2020

Além do IntegraSUS, o portal Ceará Transparente disponibiliza informações sobre despesas e todas as ações do governo em relação à Covid-19 (foto: Reprodução/Twitter Camilo Santana)

Último lote do total de 700 respiradores adquiridos pelo Governo do Ceará no início da pandemia do novo coronavírus chegam ao Estado nesta semana. Conforme o chefe do Executivo do Estado, Camilo Santana (PT), 45 foram recebidos nessa segunda-feira, 17, e outros 40 têm previsão de desembarque em Fortaleza nesta quarta-feira, 19, totalizando os 85 respiradores finais do contrato. Os aparelhos são essenciais para montagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19.

"Com isso, concluímos o recebimento de todos os 700 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado nessa pandemia, que salvaram e continuam salvando vidas. Será um legado importante na área da saúde", pontuou o governador durante transmissão ao vivo nesta terça-feira, 18.

Os respiradores continuarão equipando UTIs para pacientes com coronavírus no Estado, e, à medida que a demanda relacionada à Covid-19 diminua, os equipamentos servirão para outras necessidades médicas. De acordo com Camilo, eles serão importantes para o projeto de salas de estabilização de pacientes em pequenos municípios cearenses que não possuem hospitais.

"Toda essa estrutura que o Estado tem investido ficará para garantir o salvamento de vidas no futuro, de outras demandas da saúde. Por exemplo, em Crateús, onde montamos leitos de UTI, elas vão continuar lá exatamente para que o cidadão e a cidadã da região não precise se deslocar 200, 300 quilômetros para ter um atendimento mais complexo", comentou o governador.

Benefícios

Durante live, Camilo Santana anunciou ainda que nesta semana foi antecipado, pelo sexto mês consecutivo, o pagamento do Cartão Mais Infância. O benefício se estende a 45 mil famílias cearenses em situação de vulnerabilidade: "Lembrando que continuamos o trabalho social apoiando as famílias cearenses".

O governador pontuou ainda que a entrega de 5 milhões de máscaras de proteção para o interior do Ceará foi "praticamente concluída", assim como as 3 milhões na Capital. Ele lembrou a importância do uso do equipamento para prevenir a contaminação pela Covid-19, reiterou a proibição de aglomerações e disse que "enquanto não sai a vacina, vamos ter que conviver nessa realidade".