89% dos brasileiros dizem querer se vacinar contra Covid-19 assim que houver opção, mostra pesquisa

Devido pandemia, a pesquisa foi realizada por telefone. As equipes entrevistaram pessoas de todas as regiões do Brasil, totalizando 2.065 brasileiros adulto

09:35 | Ago. 16, 2020

Vacinas da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, do Reino Unido, e do laboratório Sinovac Biotech, da China, estão sendo testadas no Brasil (foto: Governo do Estado de São Paulo / AFP)

Nove em dez brasileiros dizem que pretendem ser imunizados assim que a vacina contra a Covid-19 estiver disponível no país. A pesquisa é do Datafolha.

Realizada entre os dias 11 e 12 de agosto, a pesquisa mostrou que 9% dos entrevistados afirmaram que não tomariam uma vacina fabricada para deter a doença. Por outro lado, 89% disseram que sim e 3% não souberam opinar. Margem de erro é de dois pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM | Putin anuncia que Rússia desenvolveu a "primeira" vacina contra o coronavírus

Devido pandemia, a pesquisa foi realizada por telefone. As equipes entrevistaram pessoas de todas as regiões do Brasil, totalizando 2.065 brasileiros adultos.

O percentual da população que diz ter intenção de tomar a vacina é estável entre grupos de diferentes idades, sexo, renda e escolaridade, segundo o Datafolha.

A maior variação, com percentual menor que responde querer tomar a vacina, se dá nos estratos de pessoas que dizem não usar máscara, estar vivendo sem nenhum tipo de isolamento e não ter medo de ser infectado. As informações são da Folha de S.Paulo.

LEIA TAMBÉM | "Guerra Fria" e pandemia: como a corrida pela vacina reacende rivalidade entre Rússia e EUA