Barracas de praia em Fortaleza retomam atividades hoje; confira movimento

Mesmo registrando picos de aglomeração, estabelecimentos não apresentaram o movimento de lotação que havia antes da pandemia

19:21 | Jul. 13, 2020

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.07.2020: Reabertura das barracas de praia pela nova fase do decreto estadual de isolamento. Praia do futuro. (foto: Fabio Lima/O POVO) (foto: Fabio Lima/O POVO)

As barracas de praia em Fortaleza retomaram suas atividades nesta segunda-feira, 13, funcionando das 9h às 16 horas em razão de protocolos sanitários estabelecidos mediante a fase 3 da retomada econômica. O POVO esteve presente em alguns estabelecimentos desse porte, localizados na Praia do Futuro, e observou como clientes e funcionários se portaram no primeiro dia de reabertura das atividades.

Homens, mulheres e crianças aproveitaram o dia ensolarado em Fortaleza para irem à praia, que já mostrava aglomerações mesmo antes de as barracas reabrirem. Nesses estabelecimentos, a grande maioria dos clientes não utilizavam máscaras e aguardavam por atendimento formando pequenos grupos, descumprindo a orientação de distanciamento dada por órgãos sanitários.

LEIA MAIS | Saiba o que pode funcionar em Fortaleza a partir desta segunda-feira, 

Apesar desses picos de aglomerações, o movimento foi fraco quando comparado às lotações registradas antes da pandemia, mas o efeito pode ser consequência de a reabertura ter ocorrido em dia de semana. Algumas barracas tinham mesas vazias e os donos conseguiram, desta maneira, distanciar frequentadores.

Diferentemente dos clientes, os funcionários utilizavam máscaras e recorriam ao álcool em gel sempre que possível. A substância era ainda fornecida na entrada dos locais para que todos que frequentassem o lugar conseguissem utilizar o produto, gesto que faz parte das condições de reabertura negociadas pelo Estado.

A retomada ocorre no momento em que Ceará registra 137.206 casos confirmados do novo coronavírus e 6.947 óbitos pela doença. O boletim foi atualizado às 13h26min desta segunda-feira, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Confira como foi o movimento: