Estados Unidos arriscam elevar casos de Covid-19 para 100 mil por dia, diz imunologista

Mais de 40% dos EUA agora reverteram ou interromperam as medidas de reabertura econômica, segundo estimativas de economistas do Goldman Sachs Group Inc

12:37 | Jul. 01, 2020

Estados Unidos são o país mais afetado pelo coronavírus e lidera em número de casos de Covid-19 (foto: Scott Heins/AFP)

 

Casos de coronavírus podem mais que dobrar nos Estados Unidos da América se os comportamentos não mudarem. Conforme a avaliação do especialista em doenças infecciosas Anthony Fauci, os números podem se elevar para 100 mil por dia, acima do nível atual de cerca de 40 mil infectados diariamente. As informações são do portal de notícias da Bloomberg.

A declaração de Anthony Fauci foi feita em painel do senado norte-americano. Na ocasião, ele citou episódios de reuniões internas, como as de bares lotados, como um exemplo de comportamento que pode agravar o surto da pandemia.

“Os números falam por si. Estou muito preocupado. Não estou satisfeito com o que está acontecendo porque estamos indo na direção errada ”, disse Fauci, que é também diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. "Claramente não estamos no controle total no momento".

De acordo com a Bloomberg, vários estados do Sul e do Oeste dos Estados Unidos estão vendo os números de casos aumentando, levando alguns a suspender os planos de reabertura. As hospitalizações aumentaram em 12 estados, disse Robert Redfield, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, que é também membro do comitê de saúde do Senado.

O Texas registrou um recorde em novos casos na terça-feira, 30, e a Califórnia apresentou segundo maior salto diário. Ambos os estados tomaram medidas recentemente para conter a nova onda, com o estado da Califórnia exigindo máscaras e o Texas fechando bares.

Na segunda-feira, o Arizona também interrompeu as operações em bares, bem como as atividades em academias e cinemas. A Flórida, que teve um aumento médio de 5,6% nos casos na semana passada, proibiu o consumo de álcool em bares na sexta-feira. Enquanto isso, Nova York, Nova Jersey e Connecticut, que tiveram os maiores picos no início da pandemia, adicionaram 16 estados aos seus pedidos de quarentena para visitantes.

Em dados do site Rt.live, divulgados pela Bloomberg, até 36 estados têm números de R0 acima de 1. São 5 estados a mais que os 31, observados há uma semana. Esse número se refere a taxa de transmissão, e revela que cada pessoa com o coronavírus infecta pelo menos uma outra. O Rt.live é um site criado pelos co-fundadores do Instagram e usa dados derivados de órgãos de saúde pública.

Traduzido por Ismia Kariny