Cooperativa de Saúde oferece atendimento psicológico gratuito via telefone

O plantão é direcionado tanto para profissionais da Saúde como para a população em geral acima de 18 anos

14:54 | Jun. 22, 2020

Em mais uma das iniciativas para amenizar os impactos psicológicos causados pela pandemia do novo coronavírus, um plantão gratuito de apoio emocional está oferecendo atendimento via telefone. O projeto da Univida - Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar e de Saúde teve início em maio deste ano e já atendeu mais de 100 pessoas do Ceará e de outros estados do País.

O plantão é direcionado tanto para profissionais da Saúde como para a população em geral acima de 18 anos. Atualmente, os psicólogos Amanda Lorena Freitas e Thiago Sales atuam no acolhimento. Ambos são devidamente autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) para realização de atendimentos nessa modalidade com cadastro ativo na Plataforma E-Psi.

O projeto compõe o eixo de responsabilidade social da Univida. A presidente da cooperativa, Adriana de Paulo Lima, pontua que a ação foi criada a fim de alertar para os cuidados com a saúde emocional. "Preocupada com a saúde mental desses trabalhadores [da Saúde] e da sociedade, percebi que em meio a esse cenário outra pandemia silenciosa ocorria, ligada aos aspectos emocionais que afetavam a saúde mental", realça.

LEIA TAMBÉM | Saiba onde conseguir atendimento psicológico online durante a pandemia 

Relatos de medo e ansiedade são os mais recorrentes, de acordo com a psicóloga Amanda Lorena Freitas. "Muitas pessoas que procuram o atendimento estão com receio de pegar a doença. É uma ansiedade que atrapalha o sono, os relacionamentos e a qualidade de vida", comenta. Além disso, existem queixas de angústia, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), ideias suicidas, depressão, estresse, entre outras.

Ainda segundo a psicóloga, 80% do público atendido não tem acompanhamento psicológico. As ligações chegam de vários municípios cearenses, incluindo Caucaia, Eusébio, Hidrolândia, Pacajus e Palmácia, além da Capital. Pessoas de outros estados como Pernambuco e São Paulo também já foram beneficiadas pela iniciativa.

O plantão de acolhimento não se caracteriza, entretanto, como tratamento psicológico a longo prazo, uma vez que trata-se apenas de um suporte emocional, "tendo seu funcionamento e execução pautados conforme os preceitos éticos e normativos para modalidade e conduta de plantão psicológico", conforme reforça a psicóloga Amanda.

Cada atendimento possui privacidade e sigilo garantidos e dura uma média de 30 a 50 minutos. O intuito da Univida é levar adiante o plantão, mesmo no "contexto pós-pandemia".

Serviço:

Plantão psicológico Univida

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 12 horas e  de 13h às 16h30min.
Onde: (85) 98972 5026
Mais informações: @unividacooperativa (Instagram)

Gratuito