Em dia de reabertura do comércio de rua, Fortaleza registra 44 pontos de aglomeração

Quatro estabelecimentos comerciais do Centro da Capital foram fechados por estarem funcionando fora do horário permitido

00:00 | Jun. 09, 2020

Movimentação no Centro em primeiro dia da fase 1 (foto: JÚLIO CAESAR)

Nesta segunda-feira, 8, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) registrou 44 pontos de aglomeração na Capital, no dia em que mais 18 setores da indústria, serviços e comércio reabriram devido ao início da 1ª fase do plano de retomada econômica do Ceará. De acordo com balanço da Agefis, no Centro, cerca de 300 pessoas foram abordadas e quatro estabelecimentos comerciais da região que funcionavam fora do horário permitido foram fechados. A fiscalização ainda orientou ambulantes a desocuparem praças e calçadas.

Agentes auxiliaram no ordenamento de filas de lojas, distribuíram kits com máscaras de pano e panfletos educativos e higienizaram as mãos das pessoas que eram abordadas. As equipes atuaram em pontos estratégicos de intenso fluxo no Centro de Fortaleza, como o Parque das Crianças, a Praça do Ferreira e as ruas Guilherme Rocha e Senador Pompeu.

O POVO acompanhou a reabertura no Centro, e em outros pontos da cidade, na manhã desta segunda-feira. Filas foram registradas nos arredores dos estabelecimentos. Os clientes esperavam fora da loja para entrar nos locais e, entre a maioria das pessoas, não havia distanciamento social adequado.

Conforme a Agefis, entre o Mercado dos Peixes e a Praia de Iracema, foram abordadas cerca de 90 pessoas. O órgão afirma que entre 8 de maio e esta segunda-feira, 8 de junho, mais de 1.524 ações de monitoramento e dispersão de aglomerações foram realizadas em Fortaleza para fiscalizar o cumprimento do decreto de isolamento social.

Foram conduzidas 77 operações em feiras irregulares. Neste último fim de semana, feiras foram encerradas em cinco bairros e 12 estabelecimentos irregulares foram fechados. "Cerca de 2.500 pessoas são abordadas por dia no entorno de agências bancárias e lotéricas", diz nota da Agefis.