Planalto cria protocolos para frigoríficos atuarem durante a pandemia

O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência virtual à Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados

19:29 | Mai. 26, 2020

Governo deve anunciar protocolo para frigoríficos (foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)

Nesta quarta-feira, 27, deve ser divulgada a portaria e a instrução normativa estabelecendo os cuidados que frigoríficos devem manter quanto à Covid-19. As regras serão obrigatórias e foram elaboradas em conjunto pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Saúde, junto à Secretaria de Trabalho e Emprego do Ministério da Economia, com a participação da Procuradoria-Geral do Trabalho.

O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência virtual à Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados. Em menos de um mês, é a segunda vez que o Governo Federal se dirige ao setor produtivo de proteína animal por causa da pandemia. No dia 11 de maio, o Mapa publicou manual com orientações para frigoríficos em razão da pandemia da Covid-19. 

De acordo com a pasta, o Brasil tem conseguido ampliar o mercado para proteína animal apesar da pandemia. Nessa segunda-feira, 25, o governo comemorou a decisão da Tailândia de abrir seu mercado para carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino. Cinco estabelecimentos frigoríficos já foram aprovados para exportar para a monarquia asiática.

Nas contas do Ministério, mais de 60 mercados externos foram abertos para os produtos agropecuários brasileiros desde janeiro de 2019, o que totaliza mais de 700 habilitações para venda de produtos da cadeia do agronegócio.