Coronavírus no Brasil: 116.683 pacientes já se recuperaram da doença

Número de recuperações representa 40% do total de casos confirmados no País, que atingiu o recorde ao subir para 291.579

15:21 | Mai. 21, 2020

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-04-2020: Maria do Socorro Lima Bernardo, 69 anos, técnica de raio x, curada do COVID-19 . Hospital Leonardo da Vinci, hospital criado para combater o COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO) (foto: AurÉlio Alves)

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS)116.683 pacientes já se recuperaram do novo coronavírus, a Covid-19, no Brasil. O levantamento é baseado em dados repassados pelas Secretarias Estaduais do País ao órgão e leva em consideração atualizações realizadas até as 19 horas dessa quarta-feira, 20. Número de recuperações representa 40% do total de casos confirmados no Brasil, que atingiu o recorde ao subir para 291.579.

Segundo nota, entre terça e quarta feira, foram registrados mais 19.951 casos confirmados da doença. No mesmo período, havia 9.889 pessoas em recuperação e 156.037 pacientes que estavam em tratamento. Para frear o avanço da patologia no País, a pasta afirmou ter feito um investimento de R$ 882,3 milhões, pagos em parcela única, para todos os estados brasileiros.

O número de mortes em decorrência da doença chegou a 18.859 no Brasil ainda nesta quarta, segundo órgão. No Ceará, até às 10h34min desta quinta-feira, 21, estão registrados 2.000 mortes e 18.133 pessoas recuperadas da doença, de acordo com balanço divulgado na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar


Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde


Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?


Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.