Rede de acolhimento emocional busca aliviar impactos psicológicos causados pela pandemia

Rede de acolhimento atenderá moradores de bairros da Regional I, inicialmente

15:21 | Mai. 05, 2020

Confira a tabela de atendimentos da rede ConVida (foto: Divulgação)

Uma iniciativa que parte de grupo de psicólogos voluntários e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, pretende amenizar os impactos psicológicos causados pela pandemia de coronavírus. Sentimentos envolvendo o medo da Covid-19, preocupação com familiares, distanciamento social e impactos financeiros podem desencadear questões de caráter emocional nas pessoas. Em Fortaleza, a Rede de Acolhimento Emocional ConVida realiza atendimentos gratuitos. O público pode entrar em contato por meio de ligação telefônica convencional ou via Whatsapp no número (85) 99200 9320.

Inicialmente, a Rede de Acolhimento atenderá moradores dos bairros da Regional I (Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Ellery, Farias Brito, Floresta, Jacarecanga, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Monte Castelo, Moura Brasil, Pirambu, São Gerardo, Vila Velha), e contará com 16 profissionais. A meta é que a iniciativa tenha uma adesão de mais voluntários e se estenda para outros bairros.

Rennys Frota, secretário da Regional I, explica que a iniciativa surgiu a partir da escuta de várias inquietações que moradores e lideranças comunitárias na campanha Amor Alimenta, que arrecadou alimentos e produtos de higiene para famílias do mesmo bairro. A partir dessa escuta, perceberam que os moradores precisavam de um acolhimento emocional.

Para participar do acolhimento, o morador precisa ser maior de 18 anos, durante o período disponibilizado na tabela. As acolhidas têm duração de 30 minutos, e não equivalem a tratamento psicológico.

Para atuar como voluntário, o profissional de psicologia deve ter a autorização do Conselho Regional de Psicologia.

Serviço

Rede de Acolhimento Emocional ConVida
Contato:  (85) 99200 9320