Dicas para segurar gastos durante período de isolamento social

Professor da Unifametro explica como se organizar financeiramente neste período

17:53 | Abr. 15, 2020

Uma aposta levou mais de R$ 100 milhões neste sábado (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus exige muita disciplina, seja para manter o home office ou na forma de lidar com o gastos financeiros.

De acordo com José Maria Alexandre, professor do curso de Ciências Contábeis da Unifametro, é preciso agir conforme a situação na qual a pessoa está inserida. Para quem está trabalhando, a dica é evitar novos gastos. Para os desempregados, a sugestão renegociação de dívidas. "Existem muitos aplicativos, ou planilhas que procurando na internet você acha fácil, para organizar sua vida financeira — quanto e com o que você gasta. Assim, é possível ver o que é essencial, variável e dispensável", explica José Maria Alexandre.

Outro cuidado que se deve ter é com as lojas virtuais. Com os estabelecimentos físicos fechados, a opção acaba sendo comprar uma roupa, um utensílio ou até mesmo um lanche por aplicativos ou sites. "Este é o momento para cancelar assinaturas de e-mail e notificações de lojas virtuais para evitar o consumo por impulso", afirma o professor da Unifametro.

Assim, com a diminuição de gastos, como almoço no trabalho e gasolina, o dinheiro pode ser usado em uma reserva de emergência. José Maria Alexandre aconselha que seja mensurado quanto do salário pode ser guardado. "Com essa economia, o ideal é fazer uma aplicação, como no Tesouro Direto. Lá, você tem títulos de liquidez imediata e o rendimento supera o da poupança", afirma.