Auxílio de R$ 600 começa a ser pago nesta quarta; Caixa pede que população evite aglomerações

O banco desenvolveu um calendário de saques digitais, até sexta, 17, para organizar e reduzir aglomerações nas agências bancárias

07:51 | Abr. 15, 2020

Fortaleza em 07 de abril de 2020, Pessoas se aglomeram em filas de bancos no centro. (Foto Fabio Lima) (foto: Fabio Lima)

A Caixa Econômica Federal lançou nota pedindo que a população não vá às agências bancárias para retirar o auxílio emergencial. O pagamento começa nesta quarta-feira, 15, para pessoas que nasceram em fevereiro, março e abril.  A recomendação existe para evitar aglomerações que facilitam a propagação do novo coronavírus. O POVO registra, desde o começo das medidas de isolamento social no Ceará, filas e aglomerações dentro e fora dos bancos.

LEIA MAIS: Pessoas se aglomeram em filas de bancos no Centro de Fortaleza em meio à pandemia de Covid-19

LEIA MAIS: Justiça determina que bancos em Caucaia adotem medidas de combate ao coronavírus

A Caixa lembra que os pagamentos do auxílio serão debitados nas contas digitais dos beneficiários. De acordo com o banco, foram criadas mais de 6,6 milhões de poupanças digitais gratuitamente pelo aplicativo CAIXA Tem.


Por meio dele, é possível pagar boletos e contas de água, luz, telefone e outras. Ainda, podem ser efetuadas transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, nos próximos 90 dias.


O pagamento do auxílio será organizado por três calendários diferentes: um para os beneficiários do Bolsa Família; um segundo para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família; e um terceiro para quem se inscreveu para receber o auxílio emergencial por meio do aplicativo ou do site do programa.


Confira o calendário da semana de 14 a 17 de abril:


Beneficiários do Bolsa Família


Quinta-feira, 16: Beneficiários cujo ultimo dígito do NIS e igual a 1.
Sexta-feira,17: Beneficiários cujo ultimo dígito do NIS e igual a 2.


Inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família


Terça-feira, 14: Pessoas que possuem conta no Banco do Brasil e pessoas nascidas em janeiro, que receberão pela poupança digital da Caixa (a partir das 12h).
Quarta-feira, 15: Nascidos em fevereiro, março e abril, que receberão via poupança digital da Caixa.
Quinta-feira, 16: Nascidos em maio, junho, julho e agosto, que receberão pela poupança digital da Caixa (inscritos no Cadastro Único e que não recebem Bolsa Família)
Sexta-feira, 17: Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, que receberão via poupança digital da Caixa (inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família).


Já os saques da poupança digital da caixa começarão no dia 27 de abril e irão até 5 de maio. Veja:


27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em marco e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro