Governo Chinês restringe publicações de artigos científicos sobre coronavírus

Após o anúncio, os sites de duas grandes universidades chinesas publicaram na semana passada essas novas diretrizes, mas os avisos foram deletados posteriormente

13:23 | Abr. 13, 2020

Por: Redação O POVO
Governo Chinês vem sofrendo suspeitas de esconder dados (foto: Governo da China)

O governo chinês decidiu impor medidas restritivas relacionadas à publicação de pesquisas acadêmicas sobre o novo coronavírus. A decisão estabelece que todos os estudo sobre a Covid-19 devem ser previamente analisadas pelos comitês acadêmicos das universidades e por centrais oficiais do governo antes de ser publicado.

Após o anúncio, os sites de duas grandes universidades chinesas publicaram na semana passada as novas diretrizes, mas os avisos foram deletados posteriormente. Desde o fim de janeiro, os pesquisadores têm estudado a possível origem do vírus, que seria em morcegos. As informações são da CNN.

Em entrevista à emissora, um médico e pesquisador chinês que não quis se identificar, afirmou que a mudança é preocupante para o desenvolvimento científico. "Acho que é um esforço coordenado do governo chinês para controlar a narrativa e pintá-la como se o surto não tivesse origem na China", disse o pesquisador à CNN. "E eu não acho que eles realmente tolerarão qualquer estudo objetivo para investigar a origem desta doença".