Voluntários fazem entrega de refeições na Praça do Ferreira

Além das refeições, os voluntários também distribuíram kits de higiene pessoal.

14:24 | Abr. 09, 2020

Por: Ismia Kariny
A ação ocorreu nesta quinta-feira, dia 9 de abril (foto: Sandro Valentim )

A solidariedade tem se destacado em meio ao surto de coronavírus. Voluntários do grupo Ação Social Fortaleza Independente (Asfi) se reuniram nesta quinta-feira, 9, para fazer entrega de refeições à população mais necessitada, no bairro Centro. A partir da iniciativa, foram distribuídas cerca de 500 marmitas na Praça do Ferreira, além de produtos de higiene pessoal, para dar suporte aos grupos mais vulneráveis nesse período de pandemia.

No início, a equipe de voluntários pretendia distribuir cerca de 350 marmitas no bairro Centro, polo comercial de Fortaleza. Mas após se organizarem, seguindo as medidas de prevenção contra o coronavírus, e darem início a distribuição das refeições, eles foram surpreendidos com mais 150 marmitas. De acordo com o voluntário Mathias Glaydson, 44, a colaboração foi de um "grupo familiar" que pretendia fazer doações no local. “Eles viram que a gente já estava organizado aqui na praça”, explica Mathias, que é também professor.

Além das refeições, Mathias conta que o grupo tem feito doações de kits de higiene pessoal, com sabonetes e toalhas, para ajudar as pessoas em situação de rua a se protegerem contra o surto de coronavírus. “A gente tem que levar em conta que nós temos acesso às informações, mas eles não; hoje eles estão obedecendo mais do que no domingo, fazendo fila, mantendo distância”, relata o professor. Para ele, o ideal seria a presença de um médico sanitarista para dar palestras durante a ação social.

Apesar da quantidade numerosa de pessoas, Mathias destaca os cuidados da equipe de voluntários, que está equipada com luvas e máscaras para fazer o manejo das marmitas. Além disso, o grupo está sempre atento para evitar aglomerações, orientando de forma adequada para que as pessoas mantenham a distância uma das outras. Segundo Mathias, eles também utilizam o álcool gel antes de entregar os produtos para as pessoas da fila.

Projeto social deve ser ampliado

O Grupo Ação Social Fortaleza Independente surgiu há cerca de seis anos e conta com a colaboração de, pelo menos, 20 voluntários, que distribuem alimentos para a população mais carente em áreas como a Praça do Ferreira, Parque Manibura e Barroso. De acordo com a fundadora do Asfi, Ivone Silva, o grupo também realiza atividades em datas comemorativas, como a Páscoa.

Ela relata que tem planos de ampliar o projeto social para desenvolver atividades de educação e cultura para jovens de bairros periféricos de Fortaleza. A iniciativa pretende alcançar cerca de 200 crianças e adolescentes, com programas de desenvolvimento cultural.

“A gente quer montar até o próximo ano um espaço para que as crianças tenham um reforço escolar, dentro da afinidade que elas tiverem, com esporte, música e pintura”, destaca Ivone. Para isso, o projeto já conta com o voluntariado de artistas, que se dispuseram a dar aulas de canto, teclado e violão, além de contribuir com recursos para dar seguimento ao projeto.

Serviço

A iniciativa Ação Social Fortaleza Independente recebe doações de alimentos, como itens de composição da cesta básica e proteína, além de água mineral e itens de higiene pessoal. Em caso de quantia em dinheiro, eles recomendam que seja convertida em mantimentos para doação. Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (85) 9 8552 3831 e pelo Instagram @acaosocialfortaleza