Saiba como fazer e usar máscaras caseiras para evitar novo coronavírus

Ao usar essas máscaras, certifique-se que ela esteja confortável e não a remova ao falar com alguém. Após o uso, lave-a com água e sabão ou com água sanitária

00:00 | Abr. 07, 2020

As máscaras precisam ser confeccionadas em TNT (tecido-não-tecido), em camada dupla, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (foto: Reprodução/ portal da RNP+)

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira, 1°, que máscaras feitas em casa podem ser utilizadas para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus, já que pode servir como anteparo para impedir que o utilizador tenha contato com gotículas contaminadas.

Nessa mesma semana, o diretor executivo do Programa de Emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, também falou sobre máscaras caseiras. “Em certos contextos, utilizar esses itens para cobrir as vias aéreas serve como barreira mecânica e não é uma má ideia. Seu uso não nega a necessidade de lavar as mãos, de distanciamento físico, de ficar em casa se as autoridades pedirem”, disse.

O POVO ensina para você como criar sua própria máscara em casa com um lenço e dois elásticos. Confira:


É importante ressaltar, porém, os cuidados que devem ser tomados na utilização da proteção caseira. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o uso de máscaras não diminui a necessidade de se manter a etiqueta de limpeza das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Confira outras recomendações:

- Lave as mãos antes de colocá-la no rosto;

- Coloque-a de um modo que cubra as regiões do queixo, boca e nariz;

- Manuseie a máscara através dos elásticos, não pegue no pano, pois é ele quem fará a barreira entre você e o vírus;

- Certifique-se que ela esteja confortável e não a remova ao falar com alguém;

- Após o uso, lave-a com água e sabão ou com água sanitária;

- Não compartilhe sua máscara com ninguém.