ONG cria vaquinha para ajudar catadores de materiais recicláveis em Fortaleza

Após parar atividades devido a decreto estadual, 44 famílias de 3 cooperativas da Capital devem receber auxílio financeiro por meio da campanha

15:43 | Mar. 31, 2020

ONG cria vaquinha para ajudar catadores de materiais recicláveis em Fortaleza (Foto: Evilázio Bezerra, em 08/12/2017) (foto: EVILÁZIO BEZERRA, 08/12/2017)

A ONG “Visões da Terra” realiza uma vaquinha, campanha de financiamento coletivo na internet, para ajudar catadores de materiais recicláveis em Fortaleza. Categoria está sem trabalhar desde que o governador do Ceará, Camilo Santana, suspendeu atividades consideradas “não essenciais” ao funcionamento público, no dia 19 deste mês. Medida estadual visa evitar a disseminação do novo coronavírus, a Covid-19, e foi prorrogada por mais uma semana, no último domingo, 29.

De acordo com informações da organização, as cooperativas de reciclagem tiveram atividades paradas após decreto de restrição estadual, o que prejudicou desde o serviço da coleta até a venda do material. O financiamento coletivo deve permitir que 44 famílias de catadores em Fortaleza sejam auxiliadas financeiramente durante processo de isolamento que o Estado vive.

Confira o link da vaquinha e como ajudar aqui.

As cooperativas auxiliadas serão: Socrelp, Reciclando e Rosa Virgínia. Inicialmente, o auxílio emergencial deve ser de R$ 100 para cada trabalhador, mas a organização tem como meta aumentar valores de acordo com a quantidade doada, até que seja possível “retomar as atividades ou que sejam recebidos recursos via poder público”. O dinheiro arrecadado também será distribuído entre outras cooperativas vinculadas à organização, localizadas em estados no país onde o decreto de isolamento foi realizado.

Luciana Lopes, uma das idealizadoras da ação, pontua que ela foi pensada, entre outros, como forma de "retribuir o que catadores de reciclados fazem pelo país", destacando ainda que, neste momento de pandemia, eles não estão tendo suporte das autoridades. Para contribuir, basta acessar o site da campanha. 

Leia também | Camilo prorroga até maio suspensão de aulas presenciais nas escolas e universidades do Ceará

Câmara aprova decreto que reconhece estado de calamidade pública em Fortaleza

Coronavírus no Ceará

O número de casos de Covid-19 no Ceará subiu para 382 nessa segunda-feira, 30, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). O número de óbitos permaneceu em 5. O prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes, usou suas redes sociais para informar, ainda na tarde de segunda, a primeira morte em decorrência da doença no interior, que ainda não entrou no boletim da pasta.