Cães são treinados para farejar pessoas infectadas pela covid-19

Animais são capazes de detectar doenças como malária, câncer de próstata e Parkinson

22:19 | Mar. 29, 2020

ONG britânica tem experiência na utilização de cães farejadores para detecção de doenças (foto: Foto: Medical Detection Dogs)

A entidade sem fins lucrativos Medical Detection Dogs está treinando cães para farejar pessoas que estão infectadas pela covid-19. A ONG já tem experiência no treinamento para detecção de doenças como malária, câncer de próstata e Parkinson. Agora o desafio é identificar com os cães exatamente o cheiro exalado pelos pacientes do novo coronavírus.

Em entrevista para a BBC News Brasil, a chefe da ONG, Claire Guest, disse que é preciso "capturar com segurança o odor do vírus”. "A princípio, temos certeza de que os cães poderiam detectar a covid-19", anuncia.

Britânica, a instituição planeja fazer testes com o vírus causador da covid-19 com a Universidade de Durham e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM, na sigla em inglês).

"Isso seria rápido, eficaz e não invasivo e garantirá que os recursos limitados de testes do sistema de saúde público britânico sejam usados apenas onde forem realmente necessários", completou Guest.

Apesar da notícia ser animadora, ainda são necessárias as conclusões de pesquisas iniciais para que os animais passem a ser treinados.