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Estabelecimentos de Fortaleza adotam medidas de proteção e restrição no atendimento aos clientes

Mercados, farmácias, lotéricas e postos de combustível estão adotando medidas de prevenção e até mesmo de restrição para evitar a proliferação do coronavírus.

Bruno Balacó
19:00 | 26/03/2020
Uso de máscara pelos profissionais de supermercados
Uso de máscara pelos profissionais de supermercados (Foto: Aurelio Alves/O POVOS)

Diante das medidas de enfrentamento para conter o avanço do coronavírus no Estado, estabelecimentos comerciais precisaram rever suas formas de atendimento ao cliente. Em Fortaleza, mercantis, farmácias, lotéricas e postos de combustível - que seguem abertos - estão adotando ações de prevenção e até mesmo de restrição para evitar o contágio da doença.

Em relação aos supermercados, a associação que representa o segmento no Ceará, a Acesu, informa que recomendou a cada empresa do ramo que constitua um grupo de trabalho específico para executar ações com os colaboradores, fornecedores e com os clientes, respeitando a realidade e a orientação das autoridades, para minimizar o impacto deste momento atípico no dia a dia das lojas.

Entre as medidas preventivas, está a colocação de uma proteção de acrílico em caixas e balcões de atendimento, a disponibilização de álcool gel e papel toalha na entrada da loja e limitação de itens básicos por cliente para que todos se abasteçam, conforme O POVO Online acompanhou nas unidades do Carrefour na cidade. Já na rede Mercadinhos São Luiz, outra medida é a sinalização no piso indicando a distância mínima de 1,5 metro entre um cliente e outro na formação das filas, além do uso de máscaras pelos funcionários e proteção de acrílico para os caixas. A marcação adesiva no chão traz ainda uma mensagem educativa, com o dizer "Querer bem é cuidar do outro. Aguarde sua vez aqui".

E o Supermercado Guará, que conta com cinco lojas em Fortaleza, listou orientações aos seus clientes, para proteger e evitar a proliferação da covid-19. A solicitação é que apenas uma pessoa da família vá ao estabelecimento, evitando a ida de idosos e crianças, que, apesar de não estarem no grupo de risco, podem transmitir o vírus para outras pessoas. Outra dica é não estocar produtos para que outras pessoas também possam se cuidar. "Sabemos que este é um período delicado, por isso é essencial todos seguirmos essas recomendações", afirma Flávio Figueiredo, diretor da rede.

Nas farmácias, em ação que visa à prevenção e o atendimento do público prioritário, a Pague Menos decidiu, desde a última segunda-feira, dia 23, reservar o primeiro horário de abertura de suas lojas para o atendimento especial de pessoas com mais de 60 anos, que compõem o grupo de risco do coronavírus. Extrafarma e Drogasil também praticam as primeiras duas horas de funcionamento, das 7 às 9h, ao atendimento prioritário de idosos. Também na Drogasil há adesivos no chão e na frente do caixa indicando a distância mínima de 1,5 metro entre uma pessoa e outra. As unidades têm permitido a concentração de apenas até 10 clientes nas lojas.

Além disso, as três redes de farmácia estão tentando conscientizar o público com a divulgação de dicas de prevenção em seus perfis nas redes sociais.

Já nos postos de combustível, as lojas de conveniência, como as do Posto Petrobras, estão orientando todos os revendedores a limitar o acesso dos clientes ao interior, de modo a evitar aglomerações. É o caso do estabelecimento Serv 100, que funciona na av. Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres, que está permitindo a entrada de apenas um cliente em atendimento ao interior da loja. "Estamos constantemente higienizando os vidros das portas, as cadeiras, mesas e prateleiras com álcool. Também oferecendo álcool aos clientes", revelou uma das atendentes ao O POVO Online.

Medidas restritivas também foram adotadas nas agências lotéricas da Cidade, que permitem apenas que os consumidores em atendimento nos caixas ocupem a área interna das lojas. Por outro lado, não há controle na área externa, nas calçadas, onde em alguns locais de longas filas da cidade é possível ver aglomeração, sem distância mínima entre elas.

SERVIÇO
Recomendações aos clientes durante as compras:
- Faça compras com apenas uma pessoa da família.
- Evitar grupos de risco e idosos em locais de aglomeração.
- Manter pelo menos um metro de distância das outras pessoas.
- Se tossir, cubra a boca com o antebraço.
- Não estoque produtos e compre apenas o que precisar para suas necessidades básicas.

Fonte: Acesu - Associação Cearense de Supermercados