Obras da Prefeitura ainda em atividade serão paralisadas até quarta-feira, 25

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) esclareceu que continuarão em execução somente as obras emergenciais e as que envolvem equipamentos de saúde. Paralisação segue decreto estadual

17:33 | Mar. 23, 2020

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-02-2020: Impacto das obras pela cidade nos comércios. Obras da Av. Beira Mar (Foto: Thais Mesquita/O POVO) (foto: Thais Mesquita)

Com a publicação de decreto estadual, o Governo do Ceará suspendeu temporariamente as obras públicas e privadas em todo o território estadual. Entretanto, obras da Prefeitura de Fortaleza continuam sendo realizadas — pelo menos até esta quarta-feira, 25, quando as determinações do Estado serão seguidas.

O POVO recebeu, via WhatsApp, imagens e vídeos de obra localizada próxima a avenida Beira Mar, em Fortaleza, onde os funcionários trabalhavam normalmente. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), as determinações do Estado serão seguidas e todas as obras da Prefeitura deverão ser paralisadas até quarta-feira, 25.

O Governo do Estado explicou que o decreto não se aplica a obras públicas de reforma ou manutenção de serviços considerados emergenciais, como as obras relacionadas aos serviços de água, energia, saneamento e saúde, por exemplo.

A Seinf esclareceu que, em nível municipal, a mesma medida será tomada, ficando em execução somente as obras emergenciais e as que envolvem equipamentos de saúde.

O decreto estadual, conforme nota do Governo, determina que "as obras públicas cujo andamento venha a ser mantido deverão adotar providências para evitar a aglomeração de pessoas no local, a exemplo da redução da quantidade de trabalhadores em uma mesma frente de serviço, nas atividades de alimentação e em outros tipos de reunião nos canteiros de obra".