Polícia Civil limita Boletins de Ocorrência presenciais; registros de 11 tipos de crimes serão feitos exclusivamente pela Internet

Saiba quais são os 11 tipos de crimes que poderão ser registrados exclusivamente pela delegacia eletrônica

21:39 | Mar. 17, 2020

Os Boletins de Ocorrência de 11 tipos de crimes serão feitos exclusivamente pela Internet, por meio da Delegacia Eletrônica. A Polícia Civil limitou o funcionamento presencial em todas as delegacias para o tempo que durar o estado de emergência em saúde no Ceará. Os registros poderiam ser feitos de forma presencial em delegacias ou pela Internet, agora deve acontecer somente pela Delegacia Eletrônica (Deletron), por meio do site. A iniciativa faz parte das medidas de contenção à proliferação do novo Coronavírus.

O efetivo da Delegacia Eletrônica será reforçado para a avaliação e a validação dos boletins. A Deletron, por meio de seu endereço virtual (www.delegaciaeletronica.ce.gov.br), tem a possibilidade de registro de 11 tipos de ocorrências. O usuário desta ferramenta pode registrar as seguintes tipificações criminais: acidente de trânsito sem vítimas, calúnia, dano, desaparecimento de pessoa, difamação, extravio de objetos e documentos, furto, injúria, roubo a pessoa (sem lesão corporal), roubo a residência e violação de domicílio. Até o fim do mês de março, novas tipificações criminais serão inseridas na Deletron.

Passo a Passo

Fazer o Boletim Eletrônico de Ocorrência dura poucos minutos. Por meio do site da Deletron, basta escolher uma das opções de registro e seguir o passo a passo informado pelo sistema, que é autoexplicativo.

Como deve ser feito


1. Acesse o site da Delegacia Eletrônica;
2. Escolha a ocorrência que deve ser registrada;
3. Diga ao sistema se você é a própria vítima do fato, ou se é o noticiante, no caso de a vítima estar impossibilitada de registrar a ocorrência;
4. Siga as orientações do sistema. Tenha em mãos os números do RG e do CPF. É preciso fazer um breve relato da ocorrência;
5. A Delegacia Eletrônica enviará um e-mail com o número do protocolo. Nesse período, a Deletron confirmará as informações fornecidas;
6. Se as informações estiverem corretas, um novo e-mail será enviado com o Boletim de Ocorrência Eletrônico e uma senha de acesso;
7. Imprima e, após a assinatura, o BOE poderá ser usado como qualquer outro documento.

Para que o processo do seu BOE seja finalizado com sucesso, é necessário que o usuário tenha atenção no preenchimento de todos os campos de numeração de documentos como RG, CPF e e-mail, principalmente.

Uma vez que todo o processo é encerrado com sucesso, uma senha e número do protocolo são gerados para garantir o acesso online. Caso seja reprovado, é gerado um novo protocolo em virtude da segurança digital, então o usuário refaz o BOE, corrigindo as informações divergentes.

A Polícia Civil alerta aos usuários que fazer falsa comunicação de crime a autoridades policiais é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, resultando em multa e detenção de um a seis meses.

 

Com informações da Polícia Civil