PUBLICIDADE

Posição e função

01:30 | 11/07/2019

No próximo sábado, o Campeonato Brasileiro da Série A retoma suas atividades. O Leão enfrenta o Avaí no Castelão e, na segunda-feira, o Vovô joga no Maracanã contra o Fluminense. No momento os dois brigam por uma vaga na Sul-Americana, mas a meta é não cair para a Série B.

O sistema de distribuição de cotas patrocinado pelas TVs, embora no momento esteja sinalizando com uma distribuição igualitária, durante anos favoreceu as equipes do sul e sudeste em detrimento das outras regiões. Aos clubes de menor porte resta o lutar para não cair

Dei uma olhada na tabela a ser cumprida e verifiquei que devido a pausa para a Copa América, o calendário vai apertar mais ainda. As equipes jogam num fim de semana, passam a semana sem jogar e na outra semana jogam três vezes tipo: domingo, quarta e domingo.

Nesses 15 dias, as equipes se movimentam no continente chamado Brasil com pelo menos duas viagens. O desgaste é grande. Cochilar nos bancos de aeroporto e no dia seguinte entrar em campo e ter de correr mais que um papa-léguas é um fato comum.

Embora torcedores e mídia esportiva cearense aparentem um ar de desânimo com a ausência de contratações, percebe-se também que ninguém pode sair por aí gastando o que não tem e apostando no escuro em jogadores que na maioria das vezes não dá certo.

Clamam por um centroavante. Onde? Quem tem um manda botar tapete vermelho. É uma espécie em extinção. O futebol está mudando bastante e a ideia de posição deu lugar à função. Não tem mais o meia-armador. Os pontas deram lugar aos meias do lado.

Com essa escassez de especialistas, e as tendências de um futebol que reza que um jogador não deve se limitar a ocupar posição, e, sim, executar funções, pode ser escalado um atacante de habilidade. que não sendo um centroavante de ofício pode exercer a função.

Desafio para os técnicos de Ceará e Fortaleza, que sintonizados com um pensar moderno sobre o futebol deverão resolver seus problemas ofensivos inspirados no fato de um jogador executar diversas funções. Pra isso deve haver um constante rodízio dos atacantes, meias e a penetração de um dos volantes.