PUBLICIDADE

Opinião tem patrocínio?

09:55 | 30/06/2019

É muito delicada sempre a relação entre o editorial e o comercial de um veículo de comunicação. Alinhar os valores e os conflitos nesta atuação exige muito cuidado nas organizações que trabalham essencialmente com o jornalismo. Quando isso ocorre com os textos de notícia, mais objetivos, como matérias e reportagens, já é algo que merece atenção. Quando isso se expande para os textos opinativos, valem nossa prudência e vigilância.

Desde o começo deste mês, alguns textos das páginas de Opinião, na semana e no domingo, têm sido apresentados com um "oferecimento". Ao fim dos textos, há a marca de um patrocinador. Na semana, isso ocorre com o primeiro texto na segunda página de Opinião. A estranheza se dá também porque as páginas opinativas do O POVO, pelo que se registra, nunca receberam anúncio, e agora estão tendo patrocínio em alguns artigos específicos. Por quê?

Entre algumas manifestações que recebi, uma delas foi de um leitor que questionou: "Confesso que me chocou a coluna que se chama 'Ideias' ter patrocinador". Outro leitor, Ricardo Alves, ligou para tentar entender: "Você não acha preocupante? Posso estar enganado, mas nunca vi patrocínio em Opinião do jornal O POVO. É assim agora que os artigos são feitos, com patrocínio? Não há um claro conflito de interesses aí? Juro que não estou entendendo o jornal".