PUBLICIDADE

Produção de algodão no Ceará deve mais que triplicar nos próximos anos

01:30 | 17/06/2019
Helder Andrade, Leandro Costa, Eduardo Weimar e Michele Abatemarco promoveram na Mercedes Benz Newsedan, em parceria com a Start Investimentos, palestra sobre
Helder Andrade, Leandro Costa, Eduardo Weimar e Michele Abatemarco promoveram na Mercedes Benz Newsedan, em parceria com a Start Investimentos, palestra sobre "O Futuro da Previdência Privada".

Com a reestruturação da cadeia produtiva do algodão no Ceará, que envolve projetos-piloto nos municípios de Quixeramobim, Sobral e Barbalha, a área plantada deve saltar dos atuais 3 mil hectares para 10 mil hectares nos próximos dois anos, espera o secretário-executivo do Agronegócio do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro. "Desde o ano passado temos trabalhado a retomada e a modernização da cultura do algodão, com variedades geneticamente mais desenvolvidas e melhores condições para para resistir à deficiência hídrica e às pragas", comenta. O projeto tocado pelas secretarias estaduais do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Econômico e do Trabalho (Sedet), além da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), integra um programa de estímulo das potencialidades econômicas do Ceará, coordenado pelo titular da Sedet, Maia Júnior.

SOLIDARIEDADE

A Casablanca Turismo está promovendo durante todo este mês os preparativos para o 19º São João Solidário, que visa arrecadar leite em pó integral, produtos de higiene e amenities de hotel para instituições de caridade, além de bolsas de sangue para o Hemoce. Neste ano, as instituições beneficiadas serão a ONG Banho Digno e o Iprede. O encerramento ocorre com festa junina no Pirata Bar, no dia 29/6. Quem contribuir com a rifa concorre a duas passagens nacionais. Locais de doação: Megastore e unidades do Iguatemi e Aeroporto.

Veridiana Soares, Paulo André Holanda, Salmito Filho, Ricardo Cavalcante, Romeu Aldigueri, Marcos Sobreira e Sampaio Filho
Veridiana Soares, Paulo André Holanda, Salmito Filho, Ricardo Cavalcante, Romeu Aldigueri, Marcos Sobreira e Sampaio Filho

FIEC RECEBE VISITA DE COMISSÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os parlamentares integrantes da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Salmito Filho (PDT), visitaram a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Eles conheceram o Observatório da Indústria e os projetos desenvolvidos, a exemplo das Rotas Estratégicas Setoriais e o Masterplan, além das casas de serviço Senai, Sesi e IEL Ceará. O encontro foi aberto pelo presidente aclamado da Fiec, Ricardo Cavalcante, que destacou a importância do relacionamento da federação com a sociedade.

SUBSTITUIÇÃO DE CULTURAS

Cada uma das regiões do projeto recebe diferentes variedades de algodão fornecidas pela Embrapa - que estuda qual a melhor para cada realidade -, além de capacitação para agricultores. Para Silvio Carlos, mesmo no sistema de sequeiro, o algodão "consegue níveis de produtividade interessantes, com mais receita do que feijão e milho, por exemplo, e pode vir a substituir essas culturas. Irrigado é um outro patamar, com nível de produtividade muito melhor, tanto para abastecer a indústria local quanto para exportação". O projeto baseia-se na experiência da região chamada Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que tem hoje alta produtividade após inserção de novas tecnologias de cultivo.

Adriano Nogueira

TAGS