Mais Esportes

Bottas recebe punição e Verstappen larga na pole no GP da Itália de Fórmula 1

Piloto da Mercedes ficou à frente de Verstappen e Ricciardo, mas a Marcedes decidiu fazer a troca do motor e o finlandês caiu para a última colocação, com o líder da temporada herdando a liderança

14:38 | 11/09/2021

Nesta sábado, 11, foi disputado a sprint race, uma corrida rápida da Fórmula 1, de apenas 18 voltas, para definir a ordem de largada para a prova definitiva, que será neste domingo, 12, na Itália. Valtteri Bottas terminou em primeiro, com Verstappen e Ricciardo logo em seguida. Lewis Hamilton ficou em quinto. Mas como nem sempre quem ganha, leva, a Mercedes decidiu trocar o motor do finlandês para a corrida e, por isso, o piloto terá de largar na última colocação, com o holandês da Red Bull herdando a pole. 

A largada foi caótica. Bottas conseguiu manter a ponta, enquanto Hamilton perdeu posições e caiu para quinto. Gasly bateu na traseira de uma das McLaren e perdeu a asa traseira, saindo da pista e batendo. Tsunoda tocou em Kubica, que rodou e ficou atolado na brita. O safety car foi à pista, mas não demorou para a relargada, que ocorreu de maneira limpa.

Hamilton tentou a reação, mas não conseguiu a se aproximar de Lando Norris, que terminou em quarto. Bottas manteve a primeira colocação, e Max Verstappen e Daniel Ricciardo ficaram em primeiro e segundo, respectivamente.

Com isso, Bottas conquistou a 18ª pole de sua carreira, a segunda na temporada. O finlandês levou três pontos, Verstappen ficou com dois e Ricciardo, um — o que e mantém apesar da punição ao piloto da Mercedes.

Já o holandês larga em primeiro e tentará ampliar a margem para o vice-líder da temporada, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que larga na quarta colocação. Com os dois pontos pela segunda colocação no grid, Verstappen foi a 224,5, três acima do rival britânico.

Confira o Top 10 da ordem da largada do GP da Itália:

1º Max Verstappen
2º Daniel Ricciardo
3º Lando Norris
4º Lewis Hamilton
5º Charles Leclerc
6º Carlos Sainz
7º Antonio Giovinazzi
8º Sergio Perez
9º Lance Stroll
10º Fernando Alonso