Relembre como foram as Eliminatórias ao redor do mundo
42 seleções já garantiram suas vagas na Copa, com outras 22 disputando as outras seis restantes na repescagem
07:07 | Dez. 05, 2025
Chegou a hora! Nesta sexta-feira (05), a Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2026, às 14h, horário de Brasília, em Washington. Até aqui, 42 seleções já conquistaram suas vagas no Mundial pelas Eliminatórias, restando seis vagas em aberto que serão disputadas por 22 seleções na repescagem.
Tirando as três anfitriãs (Canadá, Estados Unidos e México), todas as outras tiveram uma caminhada de quase dois anos para alcançar a vaga pelas Eliminatórias. Por trás das 39 classificadas, existem outras 147 seleções que ficaram pelo caminho. O Jogada10 preparou um conteúdo especial para recordar como foi a corrida por uma vaga na Copa.
América do Sul
O primeiro lugar que a bola rolou nas Eliminatórias foi na América. O empate sem gols entre Paraguai e Peru, em Ciudad del Este, no dia 07 de setembro de 2023 marcou o início da corrida por uma vaga na Copa em todo o mundo. Depois de mais de um ano e meio de disputa, em março de 2024, a Argentina garantiu sua classificação no dia em que goleou o Brasil por 4 a 1.
Embora tenha tido uma campanha irregular, a Seleção Brasileira conquistou sua vaga ao vencer o Paraguai, em junho deste ano, em São Paulo, na antepenúltima rodada. No mesmo dia, o Equador, que havia começado com três pontos a menos, se classificou ao empatar sem gols com o Peru.
Para as últimas vagas, a situação já estava bem encaminhada. Colômbia, Uruguai e Paraguai só tiveram que confirmar suas classificações com uma rodada de antecedência. Os Cafeteros bateram a Bolívia, por 3 a 0. Mesmo resultado da vitória da Celeste contra o Peru. Já a Albirroja empatou sem gols com o Equador para garantir o retorno a um Mundial após 16 anos.
A Bolívia ainda pode aumentar o número de classificados sul-americanos. A La Verde terminou na sétima colocação e disputará a repescagem intercontinental. Os bolivianos encaram o Suriname na primeira partida e, em caso de vitória, avançam para disputar uma vaga no Mundial contra o Iraque.
Ásia
A disputa no continente asiático começou em outubro de 2023. As 20 piores ranqueadas se enfrentaram em dez confrontos de mata-mata na primeira fase. Ao final dos duelos, as dez vencedoras se juntaram às outras 26 seleções, sendo divididas em nove grupos de quatro seleções cada. As duas melhores de cada chave avançaram para a próxima fase e já garantiram a vaga na Copa da Ásia de 2027.
Na terceira fase, as 18 seleções foram divididas em três grupos com seis times cada e tivemos os primeiros classificados. Em março de 2024, o Japão carimbou a sua vaga, sendo a primeira seleção do mundo a confirmar sua classificação para a América do Norte. Na mesma semana, o Irã também confirmou a sua vaga. Em junho, Uzbequistão e Jordânia se classificaram de forma inédita para a Copa. No mesmo dia, a Coreia do Sul também se classificou. Por fim, na última rodada, a Austrália fechou os classificados desta fase.
Entretanto, ainda não tinha terminado. Os terceiros e quartos colocados avançaram para a quarta fase, divididos em dois triangulares. Com muita polêmica, o Qatar superou Emirados Árabes Unidos e Omã e a Arábia Saudita passou por Iraque e Indonésia para conseguirem suas vagas na Copa.
Ainda houve uma quinta fase, entre os segundos colocados dos triangulares para definir quem disputará a repescagem intercontinental. Iraque e Emirados Árabes se enfrentaram em jogos de ida e volta, com vitória iraquiana com gol no último minuto. Agora, os Leões da Mesopotâmia enfrentam o vencedor de Bolívia e Suriname para tentar voltar à Copa após 40 anos.
África
A disputa das Eliminatórias Africanas foi muito semelhante ao formato europeu. As 56 seleções do continente foram divididas em nove grupos com seis equipes cada. Ao final, os vencedores de cada chave garantiam vaga na Copa e os quatro melhores segundos colocados disputariam uma vaga na repescagem. Apenas a Eritreia desistiu da disputa, sendo a única seleção do mundo a ficar de fora das Eliminatórias.
Depois de um ano e meio de disputa, o Marrocos garantiu a primeira vaga, em setembro de 2025, com 100% de aproveitamento. No mesmo mês, a Tunísia também se classificou, sem sofrer gols. Em outubro, Egito e Argélia também confirmaram suas classificações de forma antecipada.
Na última rodada, as outras cinco vagas foram decididas. Gana, que estava com a situação encaminhada, confirmou sua classificação. A única estreante do continente é Cabo Verde, que fez história ao superar Camarões no grupo. E conseguiu o feito ao vencer Essuatíni. Por fim, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim fecharam a lista dos africanos no Mundial.
Na repescagem, a Nigéria, que conseguiu sua vaga de forma dramática na fse anterior, goleou o Gabão na prorrogação. Já a República Democrática do Congo passou por Camarões com um gol nos acréscimos. Na final, os Leopardosdo Congo venceram as Super Águias nigerianas nos pênaltis e vão decidir uma vaga na Copa em março, contra o vencedor do duelo entre Jamaica e Nova Caledônia.
Oceania
Ainda em novembro de 2023, as Eliminatórias da Oceania começaram com a disputa da primeira fase. As quatro piores seleções ranqueadas se enfrentaram em mata-mata e disputaram uma vaga na fase seguinte. Ao final, a Samoa avançou para entrar na fase de grupos com as outras sete seleções, divididas em duas chaves de quatro times cada.
Depois de três rodadas, as duas melhores avançaram para as semifinais. A Nova Zelândia eliminou Fiji e a Nova Caledônia bateu o Taiti. Na decisão, os All Whites venceram por 3 a 0 e garantiram o retorno à Copa após 16 anos. Já os Cagous disputarão a repescagem, tendo um primeiro duelo contra a Jamaica. Se vencerem, encaram a República Democrática do Congo em busca de uma classificação inédita para o Mundial.
Concacaf
O continente anfitrião da Copa iniciou suas Eliminatórias em março de 2024, com a primeira fase tendo apenas quatro seleções, que disputaram duas vagas em formato de mata-mata. Na segunda fase, as 30 seleções foram divididas em seis grupos, com cinco times cada, e jogos em turno único. A curiosidade é que as partidas tiveram o intervalo de um ano por conta da Liga das Nações.
Para a fase decisiva, avançaram os dois melhores de cada grupo. As 12 seleções restantes foram divididas em três grupos com quatro equipes cada, em que o vencedor iria para a Copa. A emoção durou até o fim, com todas as vagas sendo decididas na última rodada. O Panamá sofreu mais que o esperado, mas confirmou sua classificação com uma vitória para cima de El Salvador. Já Curaçao segurou um empate sem gols contra a Jamaica, fora de casa, para alcançar a classificação inédita. O Haiti, por sua vez, superou a Nicáragua e contou com o tropeço de Honduras contra a Costa Rica para retornar à Copa após 52 anos.
Outras duas seleções ainda têm chances pela repescagem. O Suriname, que garantiu a classificação com um gol contra no último lance, vai encarar a Bolívia. Se passar, enfrentar o Iraque para ir em busca da vaga inédita. Já a Jamaica tem o primeiro desafio contra a Nova Caledônia. Caso os Reggae Boyz confirmem o favoritismo, enfrentam a República Democrática do Congo por uma vaga no Mundial.
Europa
Por fim, os europeus foram os últimos a iniciarem as Eliminatórias. A qualificatória europeia dependia da Liga das Nações. Com isso, uma parte dos times começou a disputa em março deste ano, enquanto outros apenas em agosto. As seleções foram divididas em 12 grupos, com quatro ou cinco equipes cada, nos quais os vencedores de cada chave avançavam para a Copa e os segundos colocados iriam para a repescagem.
A primeira classificada veio em outubro, com a Inglaterra, que terminou com 100% de aproveitamento em sem nenhum gol sofrido. Na penúltima rodada confirmaram suas vagas França e Croácia. Na última rodada, Portugal, Noruega, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Suíça, Espanha e Escócia confirmaram suas classificações. Os escoceses tiveram a vitória mais heroíca. Em um confronto direto, bateram a Dinamarca por 4 a 2, com dois gols nos acréscimos.
Agora, o continente ainda tem outras quatro vagas que serão disputadas na repescagem. As 16 seleções estão distribuídas em quatro chaves de mata-mata. Na primeira a Itália encara a Irlanda do Norte e quem passar enfrenta País de Gales ou Bósnia. Seguindo, a Ucrânia e Suécia se enfrentam, com Polônia e Albânia do outro lado. Na terceira, Turquia e Romênia se encaram, com o vencedor enfrentando Eslováquia ou Kosovo. Por fim, a Dinamarca encara a Macedônia do Norte, com República Tcheca e Irlanda fechando a chave.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.