Filipe Luís pode igualar feito de Renato Gaúcho na Libertadores
Técnico garante Flamengo na final da competição continental após empate zerado com Racing, em Avellaneda, na Argentina
17:54 | Out. 30, 2025
Filipe Luís está fazendo história no Flamengo como treinador. Sob seu comando, o Rubro-Negro conquistou a vaga para a final da Libertadores 2025 ao eliminar o Racing na semifinal na última quarta-feira (29). Com a classificação para a decisão, o jovem técnico pode igualar a marca de Renato Gaúcho, que venceu a competição continental como jogador e treinador pelo Grêmio.
O técnico do Flamengo anunciou a sua aposentadoria em 2023. Não muito tempo depois, ele assumiu o comando das categorias de base do time carioca. Em 2024, Filipe Luís assumiu o time profissional e em pouco mais de um ano conseguiu guiar a equipe para a decisão da Libertadores. Como jogador, ele participou das últimas três finais com o Rubro-Negro e conquistou duas (2019 e 2022).
O seu companheiro de trabalho, Renato Gaúcho venceu a competição em 1983 ao derrotar o Peñarol na final. Em 2017, ele, portanto, voltou a conquistar a levantar a taça na função de treinador do Imortal Tricolor.
Filipe Luís, aliás, terá a oportunidade de empilhar mais uma conquista com o Flamengo. Ele, afinal, já venceu o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil e Copa do Brasil. Desta maneira, seria o primeiro troféu continental do treinador.
Agora, o Flamengo aguarda o vencedor do duelo entre Palmeiras e LDU, nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para saber quem terá pela frente na final – dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. A equipe equatoriana, aliás, tem grande vantagem, já que na ida venceu por 3 a 0.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook