Ceará vence Sport nos pênaltis e avança para as semifinais da Copa do Nordeste

Depois de empate sem gols, o Vozão contou com a estrela de Bruno Ferreira e erro bisonho de Lucas Lima para seguir vivo na competição

08:59 | Jul. 10, 2025

Por: Jogada 10
Depois de empate sem gols, o Vozão contou com a estrela de Bruno Ferreira e erro bisonho de Lucas Lima para seguir vivo na competição (foto: Jogada 10)

O Ceará garantiu a última vaga para as semifinais da Copa do Nordeste. Depois de um empate sem gols no tempo normal, o Vozão eliminou o Sport por 4 a 2 nos pênaltis, em plena Ilha do Retiro, na noite desta quarta-feira (9). O jogo marcou a reestreia do treinador Daniel Paulista pelo Leão, que segue sem vencer há mais de 100 dias. Na briga por uma vaga na decisão, o Alvinegro encara o Bahia.

No fim de semana, as equipes voltam a atuar pelo Campeonato Brasileiro. No domingo (13), o Ceará faz o clássico contra o Fortaleza, no Castelão. Já no dia seguinte, o Sport, lanterna da competição, encara o Juventude, em Caxias do Sul, em duelo direto na zona de rebaixamento.

Sport melhor, mas com poucas chances

A partida começou truncada, sem muita inspiração. As equipes tinham um forte duelo no meio de campo, mas não conseguiam criar oportunidades e levar perigo ao gol adversário. Depois de 15 minutos, o Sport teve a primeira chance, Chrystian Barletta pegou sobra de escanteio, arriscou da entrada da área e parou em defesa de Bruno Ferreira.

Depois disso o Leão cresceu na partida e apareceu mais no campo de ataque. Zé Lucas quase abriu o marcador após boa jogada individual, arriscar da entrada da área, a bola desviar na defesa e ir na rede pelo lado de fora. O Ceará chegou a abrir o marcador, mas Pedro Henrique estava impedido. O Sport ainda assustou em chute de Zé Lucas, que mandou para fora, e cabeçada de Gonçalo Paciência, que parou em defesa de Bruno Ferreira.

Nada de gols e decisão nos pênaltis

A segunda etapa começou mais equilibrada. O Sport teve a primeira chance com Rivera, que cabeceou após saída errada do goleiro e tirou tinta da trave. O Vozão respondeu com Galeano, também pelo alto, em cabeçada forte do paraguaio para fora.

Ao longo do segundo tempo o Ceará ficou mais com a bola. Entretanto, não conseguiu criar oportunidades e viu o Sport crescer na reta final com a pressão da Ilha do Retiro. Nos minutos finais, os dois lados tiveram chances para marcar. Lourenço recebeu de Pedro Raul na entrada da área e chutou para Caíque França encaixar. Nos acréscimos, Carlos Alberto recebeu cruzamento na pequena área, mas recuou para Bruno Ferreira e a decisão foi para os pênaltis.

Lucas Lima erra, e Ceará avança

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.