Japão goleia Indonésia e dispara nas Eliminatórias da Ásia

Triunfo por 4 a 0 em Jacarta faz japoneses abrirem sete pontos de frente para a concorrência no Grupo C. Vaga para a Copa é questão de tempo

11:14 | Nov. 15, 2024

Por: Jogada 10
JAKARTA, INDONESIA - NOVEMBER 15: Koki Ogawa (C) of Japan celebrates with Ritsu Doan (L) and Takumi Minamino after scoring the team's first goal against Indonesia in the first half during the FIFA World Cup Asian 3rd Qualifier Group C match at Gelora Bung Karno Stadium on November 15, 2024 in Jakarta, Indonesia. (Photo by Robertus Pudyanto/Getty Images) (foto: Robertus Pudyanto)

Sem a menor dificuldade, o Japão goleou a Indonésia fora de casa, na manhã desta sexta-feira (15/11), no Estádio Gelora, em Jacarta, 4 a 0. O jogo foi pela quinta rodada do Grupo C da terceira fase das Eliminatórias da Ásia. Hubner (contra), Minamino, Morita e Sugawara foram os artilheiros deste duelo em que o Japão, com 75% de posse de bola, dominou totalmente. Porém, a frágil Indonésia levantou a torcida, que compareceu em ótimo número ao estádio, com capacidade para 77 mil, em lances de contra-ataques. Mas sem sucesso nos arremates (em finalizações Japão 11 a 7).

O Japão está disparado na liderança do grupo, com 13 pontos. Para se ter uma ideia, os concorrentes mais próximos (Austrália, Arábia Saudita e China) têm seis. Com isso, é questão de tempo até o Japão confirmar vaga para a Copa de 2026. Pelo regulamento das Eliminatórias da Ásia, os dois primeiros de cada um dos três grupos desta terceira fase avançam diretamente para a Copa. Mas  os terceiros e quartos colocados seguem vivos. Afinal, vão para a repescagem, atrás de duas vagas diretas e uma para a repescagem mundial. A Indonésia é lanterna, com três pontos.

Primeiro tempo: Japão abre 2 a 0

A Indonésia só conseguiu segurar o Japão nos primeiros 30 minutos. Mas isso até Kamada receber na área, driblar toda a defesa e, em vez de chutar, tocar para Ogawa, livre quase na linha da pequena área, na cara do gol. Hubner, no desespero, tentou salvar e fez contra. Cinco minutos depois, em erro da defesa da Indonésia, Minamino, jogador do Mônaco, ampliou o placar.

Segundo tempo:  goleada do líder

Veio o segundo tempo e o Japão ampliou aos quatro minutos. O goleiro Paes (que defende o Dallas, da MLS) foi sair com a bola. Porém, deu um passe para o inimigo. Morita agradeceu e bateu para o fazer 3 a 0. Mais tarde, aos 24, Sugawara, pouco depois de entrar, aos 24 minutos, avançou pela direita e fechou o placar. Enfim, mais um triunfo convincente do técnico Hajime Moryasu.

Eliminatórias da Ásia – Jogos da 5ª rodada

Quinta-feira (14/11)
Austrália 0x0 Arábia Saudita
Coreia do Norte 2×3 Irã
Kuwait 1×3 Coreia do Sul
Bahrain 0x1 China
Omã 1×0 Palestina
Emirados Árabes 3×0 Kyrguistão
Iraque 0x0 Jordânia
Qatar 3×2 Uzbequistão
Sexta-feira (15/11)
Indonésia 0x4 Japão

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.