Thiago Silva analisa momento antes da estreia: ‘Título é tirar o Fluminense dessa situação’

Zagueiro revela ansiedade em voltar a vestir a camisa tricolor e cobra mudança de postura para evitar o rebaixamento

13:41 | Jul. 19, 2024

Por: Jogada 10
Rio de Janeiro, Brasil - 19/07/2024 - CT Carlos Castilho - Fluminense treina esta manhã no CTCC. COLETIVA DE IMPRENSA THIAGO SILVA. FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. . IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club.É obrigatório mencionar o nome do autor ou usar a imagem. . IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club. It is mandatory to mention the name of the author or use the image. . IMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. El uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense FootballClub. És mandatório mencionar el nombre del autor ao usar el imágen. (foto: Lucas Mercon)

Principal reforço do Fluminense para o segundo semestre, Thiago Silva, enfim, poderá fazer a sua reestreia depois de 16 anos no futebol europeu. No domingo (21), dia do aniversário do clube, a equipe mede forças com o Cuiabá, às 20h (de Brasília), na Arena Pantanal. Em entrevista coletiva, o defensor falou sobre a ansiedade de voltar a vestir a camisa tricolor.

“O momento é difícil, complicado. Não é fácil chegar assim, principalmente vindo de uma pré-temporada. Não tive a oportunidade de fazer nenhum amistoso. Mas a experiência me deixa mais tranquilo. Procuro ficar mais tranquilo para fazer o que fiz nos treinamentos de maneira correta”, disse.

“Embora o momento não seja o ideal, o grupo me deu confiança para poder vir. Não adianta a gente pensar em passar dois, três times lá na frente e não passar o primeiro. Nós respeitamos o Cuiabá, que joga nos seus domínios, mas o Fluminense vai procurar jogar em prol da vitória”, completou.

“Me sinto preparado. Muito ansioso para poder voltar. Claro que não esperava que o momento fosse estar como está agora. Mas para mudar isso só com muito trabalho, muita conversa. Tivemos 10 dias de uma mini preparação. Depois, começa jogo a cada três dias. Ainda tenho que me readaptar ao futebol brasileiro. Com os campos, com as logísticas. Já vim sabendo que isso ia acontecer. Junto com a comissão técnica do clube, vamos tomar as precauções para evitar qualquer tipo de lesão”, frisou.

Foco em salvar o Flu no Brasileirão

Se por um lado o Tricolor está na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 8 pontos, do outro, jogará as oitavas de finais da Libertadores e Copa do Brasil. No entanto, para Thiago Silva, o verdadeiro título da temporada será salvar o time do rebaixamento, algo que afeta o futuro do clube e causa danos.

“É difícil falar sobre isso, pois são algumas competições importantes. Acredito que título mais importante neste momento é tirar o Fluminense desta situação, não tenho dúvidas. Obviamente, sem perder o foco nos outros que são eliminatórios e talvez mais fácil de chegar. Mas o rebaixamento causa danos importantes para o clube. Não somente para os jogadores, mas também para as pessoas que trabalham aqui por trás das câmeras, que vocês não veem no dia a dia”, frisou.

“A gente tem essa responsabilidade e o desejo de tirar o Fluminense desta situação, também por causa dessas pessoas. É o que realmente pesa neste momento. O presidente foi muito feliz ao dizer isso. Porque o Fluminense fica, e jogadores vão. Muitos profissionais são mandados embora porque tem que cortar despesa. Que a gente consiga tirar o Flu dessa situação, porque no final, essas pessoas são punidas, os jogadores vão para outros lugares”, ressaltou.

“Muitos me falaram que o Thiago Silva estaria manchando a carreira com caindo para a segunda divisão. Marcelo ganhou cinco Champions. A gente nunca imaginou passar por esse momento, mas é o atual cenário. A gente tem que se juntar, importante no clube, para que o Fluminense não caia. Hoje está rebaixado, mas no final do ano vamos olhar para trás e ver o quanto trabalhamos para tirar o clube dessa situação. Não tenho dúvida que vamos sair”, disse.

Elogios ao comandante

Durante a coletiva, Thiago Silva elogiou as ideias do técnico Mano Menezes, com quem trabalhou na Seleção Brasileira entre 2010 e 2012. Segundo o defensor, o comandante tem passado tranquilidade ao grupo e também tem cobrado melhores resultados.

“O Mano é um cara muito inteligente e que passa muita tranquilidade no dia a dia. Apesar do momento, se não tivermos confiança no treinador, dificilmente mudamos as coisas. É um cara muito tranquilo neste aspecto. Não passa a mão na cabeça, quando tem que cobrar, ele cobra.

“Essa semana foi de muita cobrança para mudar algumas atitudes que vínhamos tendo. Para não voltar a cometer erros dos últimos jogos. O momento não é fácil, não é simples. Mas se todos estiverem unidos, temos tudo para sair dessa situação”, acrescentou

Thiago Silva aproveitou para elogiar o técnico Mano Menezes, com quem foi treinador na Seleção Brasileira, entre 2010 e 2012. Ele falou sobre a tranquilidade que o comandante está passando, mesmo neste momento difícil devido a tabela do Brasileirão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.