PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto que atingiu Grécia causou 'pequeno tsunami' próximo a balneário turco

09:12 | 21/07/2017
O terremoto que atingiu o Mar Egeu na madrugada desta sexta-feira causou um "pequeno tsunami" em Bodrum, famoso balneário turco, onde as águas chegaram a subir a um nível maior que o normal, mas o dano foi limitado, de acordo com o centro de pesquisa de terremotos da Turquia, com sede em Istambul.

Segundo o diretor do centro, Haluk Ozener, as águas do tsunami percorreram entre 10 e 100 metros até a costa. De acordo com o observatório, a magnitude do terremoto foi de 6,6 graus.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia confirmou que um cidadão turco morreu na ilha grega de Cós, durante um terremoto que atingiu a região durante a noite. Nesta sexta-feira, o ministério disse que um segundo nacional turco estava em estado grave e foi transferido para Atenas para tratamento. A vítima não foi identificada pelo ministério, que alegou que as autoridades ainda estavam tentando alcançar seus familiares.

As autoridades turcas enviaram um navio com 250 pessoas de Bodrum para Cós para começar a evacuar cerca de 200 turistas turcos que estavam na ilha, disse o ministério. As autoridades gregas concederam permissão especial ao navio para se aproximar de um cais em Cós, onde a construção portuária estava danificada.

Funcionários de saúde gregos comentaram que 13 pessoas foram transportadas para hospitais em Atenas e nas ilhas de Rodes e Creta, após o terremoto, que deixou dois mortos. Um porta-voz de um hospital estadual em Iraklio, em Creta, afirmou que o local recebeu quatro pacientes, incluindo duas pessoas em estado grave - uma com lesão na cabeça e outra, que teve uma perna amputada. Fonte: Associated Press.

TAGS