PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Volta de secretário à AL dá "virada" em bloco de oposição a Camilo

2017-06-12 01:30:00

Antes com maioria de deputados da oposição, bloco PMDB-PSD-PMB na Assembleia deu “guinada” à base de Camilo Santana (PT) após volta de Osmar Baquit (PSD) ao Legislativo. Com a exoneração do secretário da Agricultura, governistas passaram a ser maioria no bloco e destituíram Leonardo Araújo (PMDB) da liderança do grupo.

[SAIBAMAIS]

Em justificativa oficial, Baquit diz ter deixado a pasta temporariamente para “apoiar o Governo nas matérias que são importantes”. Entre as pautas, ele destaca Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com o retorno, Sineval Roque (PDT) voltou à suplência.

[QUOTE1]

Com a volta de Baquit, o bloco passou a ter maioria governista, com 6 de seus 10 deputados declarando apoio ao governo. A mudança foi bastante para trocar o oposicionista Araújo pela aliada Dra. Silvana (PMDB) do comando do grupo, antes maior foco de resistência a Camilo na AL.


Na última quarta-feira, mesmo dia em que o secretário voltou ao Legislativo, Silvana substituiu dois oposicionistas por dois governistas em comissões diretamente ligadas a matérias de interesse do governo do Estado.

[QUOTE2]

Araújo foi sacado da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para entrada de Osmar Baquit, e Odilon Aguiar (PSD) cede lugar a Agenor Neto (PMDB) na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT). Araújo e Aguiar perdem relatorias, respectivamente, da PEC do TCM e da LDO, em memorando lido na última sexta-feira, 9.


Segundo Odilon Aguiar, a “manobra” é organizada por governistas na AL, “atendendo aos interesses do governo, que não desiste de dizer que um deputado da oposição não pode ser o relator”. Líder de Camilo na Casa, Evandro Leitão (PDT) alega que mudança do bloco “não tem nada a ver” com a gestão e que Osmar Baquit vem para “fazer trabalho importante” para o Estado.


Apesar da harmonia dos acontecimentos, Dra. Silvana nega qualquer tipo de acordo com o Governo. “Foi o que a maioria dos deputados (do bloco) queria. Acho que uma liderança precisa ver isso. A mudança que foi feita nas comissões para atender a maioria”, diz a deputada.

 

 


 

Daniel Duarte

TAGS