PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Escola pública de Beberibe recebe palestra de educação política

2017-06-26 01:30:00

Nem só do currículo padrão de ensino são compostas as lições dentro da sala de aula. Hoje e amanhã, cidadania e educação política serão temas de palestra na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe, no litoral leste do Estado. Alunos do colégio e professores de outros dois municípios, Pindoretama e Cascavel, são o público-alvo do evento. O palestrante será o ilustrador e cartunista Diogo Salles, autor do livro Trágico e Cômico – os protestos em charges.

[QUOTE1]
A atividade está sendo promovida pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) e é só mais uma de tantas ações desenvolvidas desde o fim do ano passado do Programa de Desenvolvimento da Educação (PNE). “São doze meses de atividades, a ideia é que isso vire rotina nas escolas, seja aproveitado dentro do currículo escolar, que tenha um desdobramento dentro de oficinas de rádio, jornalzinho”, explica Luís Salvatore, presidente do Instituto.


Salles conta que a ideia da exposição surgiu a partir de seminários que ele já realizava com professores e secretários da rede pública de ensino.

“Durante a Bienal (do Livro, em São Paulo) do ano passado, quando eu estava relançando meu livro, eu percebi que o público do Ensino Médio estava muito interessado, eles estavam muito perdidos no meio dessa crise toda”, afirmou.


Ele esclarece, porém, que o objetivo da palestra não é falar diretamente da atual conjuntura política do País. “Não será uma conversa sobre partidos, políticos, impeachment, golpe… Será uma discussão mais conceitual”, explica. “Fatalmente vamos acabar falando da crise atual, mas o mais importante é discutir o futuro, como enfrentar essa crise”. Temas como corrupção, feminismo, homofobia e reforma política também serão discutidos.

Brasil Solidário


O IBS é uma instituição sem fins lucrativos, financiada por empresas privadas. Seu trabalho no Ceará não é limitado a Beberibe: Salvatore explica que tem uma “atuação histórica” no Estado, cujos maiores trabalhos foram desenvolvidos em Crateús e Tamboril. Ele destaca que as escolas que recebem as ações do Programa costumam se destacar em avaliações de educação.


“O Ceará tem feito um trabalho muito importante de educação, mas essas atividades interdisciplinares não são tão comuns, e é isso que o IBS faz, além de trabalhar habilidades que vão gerar reflexo no dia-a-dia”, diz.
(Letícia Alves)

Adriano Nogueira

TAGS