PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Em menos de 90 dias, Bismarck Maia perde três secretários

2017-04-05 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Em menos de 90 dias de gestão, Bismarck Maia (PTB), prefeito de Aracati, já perdeu três secretários. A debandada partiu dos nomes mais fortes que compunham o projeto do gestor de formar um “secretariado modelo”, com titulares de relevância estadual.

As baixas foram na Segurança, Cultura e Educação.


Segundo Bismarck, porém, esse revés não vai interferir no “alto nível” do secretariado. “Se você substitui o Messi pelo Neymar, continua modelo. Eu convidei eles para acertar, e os seus substitutos também”, afirmou.


O primeiro a pedir exoneração do cargo foi o delegado da Polícia Civil César Wagner, no dia 20 de março. Após saída, Wagner chegou a publicar alfinetadas ao prefeito no seu Facebook, cobrando a manutenção da Maternidade Santa Luzia de Marillac, em Aracati, que estava ameaçada de fechar por falta de verbas.

[QUOTE1]

“Hoje uma lição do mestre Peter Drucker: ‘Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas’”, diz uma das publicações. Em outra, o delegado aparece ao lado do senador Tasso Jereissati e do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (ambos do PSDB), opositores de Bismarck no Estado.


Ao O POVO, Wagner disse que não queria mais falar sobre o assunto porque
“o que já passou é passado”, mas afirmou que “existem divergências naturais dentro de uma administração”.

O delegado ressaltou que tinha “visões diferentes” do prefeito “em algumas situações”.


Bismarck Maia disse desconhecer quais são essas divergências. “Para mim, isso é uma surpresa. Se houve divergência, eu queria que ele me dissesse qual, eu queria saber”, respondeu o prefeito.


Também pediram exoneração as secretárias Cláudia Leitão e Sofia Lerche, ambas pesquisadoras e ex-secretárias estaduais de Cultura e de Educação, respectivamente - elas ocupavam as mesmas pastas em Aracati e saíram no último dia 31, alegando motivos pessoais.


Em texto publicado no Facebook, Cláudia Leitão se despede afirmando que conseguiu concluir um documento que estrutura a criação da Secretaria da Cultura no município. Depois, escreve que “políticas públicas não são políticas de governo”, o que nega, em entrevista, ser uma crítica

à gestão de Bismarck. “Eu tenho uma vida muito agitada, minha agenda é cheia de compromissos e viagens e eu não tinha como ficar nesse momento em Aracati”, explicou.


O prefeito destacou que Cláudia pode continuar “dando apoio” à Prefeitura, mas não como secretária, assim com Lerche. Segundo ele, a ex-secretária da Educação pediu exoneração por problemas de saúde. A reportagem, porém, não conseguiu entrar em contato com ela.

 

Saiba mais


No lugar de César Wagner na Secretaria da Segurança Pública de Aracati, assumiu o ex-comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, coronel Werisleik Pontes. Ele também comandou a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) e o Ronda do Quarteirão. Ele assumiu uma semana depois da exoneração de Wagner, no dia 20 de março.


Bismarck Maia (PTB), prefeito de Aracati,afirmou que anunciará os novos titulares das secretarias da Cultura e da Educação na próxima semana, no lugar de Cláudia Leitão e Sofia Lerche. Ambas deixaram as pastas no último dia 31, mas, segundo o gestor, devem continuar contribuindo em projetos, mesmo longe do comando.

 

Letícia Alves

TAGS