PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Prisão de conselheiros do TCE aprofunda crise no Rio

2017-03-30 01:30:00

Em mais um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, a Polícia Federal prendeu ontem cinco dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e levou coercitivamente para depor o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB). Os detidos são suspeitos de participar ou serem coniventes com supostos desvios praticados em obras públicas durante a gestão do ex-governador Sergio Cabral (PMDB).


A Operação O Quinto do Ouro aprofundou a crise do Rio e as denúncias de corrupção expandiram do Poder Executivo - cujo ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) foi acusado de chefiar uma organização criminosa - para o Legislativo, comandado por Picciani e tendo a corte de contas como órgão auxiliar. A expectativa agora é quanto a possíveis acusações ou suspeitas que atinjam o Judiciário, onde o ex-governador tem fortes ligações.


A ação federal utilizou informações fornecidas pelo conselheiro Jonas Lopes e por seu filho, o advogado Jonas Lopes Neto, em acordo de colaboração premiada celebrado com o MPF. Jonas Lopes foi conduzido coercitivamente na Operação Descontrole, desdobramento da Lava Jato, e negociou a confissão de crimes praticados no TCE por uma pena leve.


Foram presos temporariamente com autorização do ministro Felix Fischer, do STJ, o atual presidente do TCE, Aloysio Neves, o vice-presidente, Domingos Inácio Brazão, e os conselheiros José Gomes Graciosa, Marco Antonio Alencar e José Mauricio Nolasco. O ex-conselheiro Aluísio Gama também foi detido. (Agência Estado)

Adriano Nogueira

TAGS