PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Secretário aponta furos morais e pede exoneração em Sobral

2017-02-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Menos de dois meses após assumir a Prefeitura de Sobral, Ivo Gomes (PDT) sofreu a primeira baixa em seu secretariado. Na noite de terça-feira, 21, o titular da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcos Villas-Bôas, pediu exoneração do cargo.


Pelo Facebook, Villas-Bôas escreveu: “Decepcionei-me muito com tudo o que vi (na Prefeitura) e aguentei até onde pude, porém não iria arriscar minha honra continuando numa gestão cheia de furos morais, afora a desorganização administrativa e outros problemas”.


Inácio Ribeiro, até então secretário de Ouvidoria, Controle Interno e Gestão, assumirá o cargo, segundo informou a prefeitura.


Villas-Bôas justificou sua saída por supostos problemas no Programa de Desenvolvimento do Município (Prodecon), que faz a doação de terras da Prefeitura a empresas para incentivar a criação de empregos.


Segundo ele, “aliados do grupo que governa Sobral”, os Ferreira Gomes, “sempre receberam terrenos, sendo que muitos nem construíram empresas, ou construíram e foram embora, ou estão até mesmo alugando”.


As críticas do ex-secretário foram dirigidas às últimas gestões de Sobral. Na publicação, ele chega a dizer que “a fiscalização era pífia” e que “o governo atual sinalizava seguir o mesmo caminho”. Em entrevista a uma rádio do município (Tupinambá), Villas-Bôas afirmou que a gestão de Ivo é “acima da média e melhor que a passada, mas ainda deixa muito a desejar”.


Ele disse também que já havia renunciado há um mês, logo no início do mandato de Ivo, mas voltou atrás quando percebeu que “não havia espaço” para “fazer coisas grandiosas” em Sobral.


Ministério Público

O Prodecon é alvo de investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) desde o fim de 2015. Segundo o promotor responsável pelo caso em Sobral, Irapuan Dionísio, irregularidades na doação de terrenos já foram identificadas. Uma audiência pública foi feita na última sexta-feira, 17, com a presença de Villas-Bôas. Outra foi marcada para o dia 10 de março.

 

Por nota, a Prefeitura de Sobral se pronunciou, mas sem mencionar a polêmica: “O chefe do Executivo Municipal agradece os serviços por ele (Villas-Bôas) prestados e lhe deseja boa sorte nos seus novos desafios”.


Ex-titular da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Econômico na gestão Veveu Arruda, Daniela Costa respondeu que a doação dos terrenos não cabe só à Prefeitura. Segundo ela, a decisão passa por conselho tríplice e depois é votada na Câmara Municipal, passo-a-passo que teria sido respeitado por Arruda.

 

Saiba mais


Inácio Ribeiro, novo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, vai assumir temporariamente duas pastas ao mesmo tempo, enquanto o gestor da Ouvidoria, Controle Interno e Gestão não é escolhido.


Para uma empresa receber a doação de um terreno, é necessário que, antes, um conselho formado por um representante do poder público, um dos empresários e um dos trabalhadores aprove o pedido. Depois, a Câmara Municipal deve aprovar.

 

Letícia Alves

TAGS