PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Por trás dos ataques

01:30 | 21/04/2017
Há registro de pelo menos seis facções no estado do Ceará: PCC, Comando Vermelho (CV), GDE (dissidência local do CV), Família do Norte (FDN), Amigos dos Amigos (ADA) e Equipes Mentes Criminosas (local). Houve rompimento, em termos nacionais, do PCC com o Comando Vermelho, o que gerou as rebeliões e mortes nos sistemas prisionais do Amazonas e Roraima, nos primeiros dias de 2017. No Ceará, os presos do PCC foram, no fim de dezembro, isolados na CPPL 3 para evitar confronto de facções. Ao que tudo indica, agora houve rompimento, no Ceará, do GDE com as demais. Os membros da GDE foram transferidos para a CPPL 2, o que teria gerado a reação a que estamos assistindo. Há quem atribua também a intensidade dos ataques a uma resposta às bravatas do secretário André Costa (SSPDS), adepto do marketing policial e afeito a aceitar desafios pelo Facebook. Não se conhece o plano do Estado para enfrentar a situação, que é grave, mas tem-se uma certeza: foi o maior ataque a ônibus já registrado, em todos os tempos, no Ceará.ENQUANTO ISSO...

A lei estadual sobre bloqueio de celulares nos presídios continua questionada, no STF, em Brasília.

 

AGENDA NORMAL

Camilo Santana reitera que não se intimidará com ações do crime organizado. Ontem, no Abolição, assinou acordo de cooperação com o BB e Fiec em favor de empresas incentivadas.

 

JOGO DURO

A Polícia Militar intensificou, em Fortaleza, as blitze junto a motoqueiros. Alguns ataques a delegacias foram feitas por homens utilizando motocicletas.

 

SEM FOLGA

Vários policiais, mesmo de folga, estão na ativa. Atenderam a um pedido do secretário André Costa (SSPDS) nesse momento de instabilidade.OLHAR CIDADÃO

Arquiteto urbanista Joaquim Cartaxo lança hoje, na XII Bienal, o livro Cidades - Economia, Gestão e Centralidade. Às 17h30min, no estande da Câmara Cearense do Livro.

 

VIA-SACRA

Está faltando no Ceará medicamento para pessoas que fizeram transplantes de órgãos. Segundo o governo, por problema de licitação ou atrasos do fornecedor. Ora, ora.CARREIRA JURÍDICA

O governador Camilo Santana assinou PEC que insere o cargo de delegado da Polícia Civil nas carreiras jurídicas do Estado. A medida, antigo pleito da categoria, vai agora para a Assembleia.

HORIZONTAIS

. Será inaugurada hoje, às 20 horas, a Ronaldo Academy (Bairro Guararapes). Franquia de Ronaldo Fenômeno e Carlos Wizard.

. A Seinfra garante: toda a CE-010 ficará prontinha antes da entrega da Fiocruz Eusébio.

. A cantora Paula Tesser e o violonista Marcos Maia fazem amanhã o show Jaz Cigano. No CCBNB, a partir da 19 horas.

Só lembrando: “Um bom feriadão. Sem novos ataques a ônibus, pelo amor de Deus!”

SOBE

FERROVIÁRIO, que chega à final do campeonato estadual por seus próprios méritos.

DESCE

FORTALEZA, que, fora da final do cearense, está fora também da Copa do Brasil e da Copa Nordeste.

ELIOMAR DE LIMA