PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Brasil: quem não tem crédito paga mais

2017-05-20 01:30:00

Os acontecimentos políticos dessa semana podem levar o Brasil a uma situação semelhante à do início da década de 1990, quando o País estava nas mãos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e lutava para conseguir debelar a inflação.


Não faz muito tempo, mas talvez as novas gerações não tenham noção das dificuldades de se conviver com uma moeda instável e com juros e inflação estratosféricos.


A situação agora é diferente. O real ainda é uma moeda forte e a inflação está controlada, mas as ameaças de corte de crédito do País feitas pelas agências de classificação de risco Moody’s e Fitch podem fazer com que o Brasil tenha mais dificuldade para conseguir financiar sua dívida pública e pagar juros maiores.


Isso significa dizer que o País teria que buscar outras fontes de financiamento. Os resultados seriam desastrosos e o que está ruim pode ficar pior. Ou seja: mais dificuldade de crédito e de investimentos, paralisia dos agentes econômicos e desemprego.


Até o momento, mesmo com as novas turbulências políticas, as agências de rating mantiveram a nota do País, o que representa um alívio diante da situação. Apesar disso, não é possível prolongar por muito tempo o clima de instabilidade. O Brasil precisa manter a política de redução de juros e tentar voltar a crescer e incentivar o setor produtivo.


2016


CONTAS DE GOVERNO


O parecer das contas do governador Camilo Santana em 2016 será apresentado no próximo dia 29, pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Patrícia Saboya. Depois de questionamentos sobre possíveis pedaladas em períodos anteriores, fica o suspense sobre a situação. A relatora destacará a conjuntura econômica e a execução do orçamento planejado.


PETROBRAS


OS DESINVESTIMENTOS NO CEARÁ


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, recebe segunda-feira, no Rio de Janeiro, os deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Eliziane Gama (PPS-MA). Vão discutir os cancelamentos dos projetos de refinaria Premium I e II e o ressarcimento de R$ 123,5 milhões ao Ceará pelos investimentos efetuados.


Outro ponto da pauta: a situação da usina de biodiesel de Quixadá, que foi desativada.


CVM


MAIS ATENÇÃO AOS ESCÂNDALOS


O xerife do mercado resolveu se mover. Ontem, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu duas investigações contra a JBS. Já chegam a seis o número de processos contra a empresa.


Pelo que parece, os órgãos fiscalizadores terão que ficar mais atentos para romper com a postura de marido traído diante dos escândalos...


CONOTEL


FORTALEZA SEDIARÁ EVENTO DA HOTELARIA


Confirmado: Fortaleza sediará o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) em 2018. A decisão foi tomada ontem em São Paulo, depois de uma acirrada disputa envolvendo outras cidades. O evento já foi realizado em Manaus e Gramado, mas nos últimos 10 anos ficou entre Rio de Janeiro e São Paulo.


A data já está marcada no calendário e acontecerá entre 14 e 16 de maio, no Centro de Eventos. A expectativa é de que a cidade receba mais de dois mil representantes da hotelaria, além de donos de várias cadeias de restaurantes.


O presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, e o vice-presidente da ABIH nacional, Manoel Cardoso Linhares, comemoram ontem o resultado da disputa.


PROJETO


EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS


Empreendedorismo pode virar matéria curricular em Fortaleza. Foi aprovado no Plenário da Câmara projeto do vereador Renan Colares, que inclui a matéria no Ensino Fundamental das escolas públicas do município.


O vereador defende que é preciso preparar os estudantes para uma nova era, onde o emprego estará mais difícil. A proposta ainda passará por análise de comissões.

 

ICMS


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Olhem só o que é a burocracia... A Faculdade CDL está dando curso de pós-graduação em ICMS para ajudar as empresas a utilizar bem os recursos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e evitar problemas na hora de enviar o imposto.


O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS