PUBLICIDADE
Notícias

"Aí dentro" vai virar emoji

17:00 | 27/05/2017
NULL
NULL

 

[FOTO1] 

 

A empresa WhatsApp, esta mesma que se infiltrou em nossas vidas e nunca mais sairá, está enlouquecida. Aperreada. Mas quase quedada a aderir....

 

 

A razão do aperreio da gigante da web vem do Ceará. Por causa de um movimento iniciado no sempre revolucionário Crato brasileiro (existe um, lógico, em Portugal que nos pariu).
 


Pois partiu dos cratenses daqui o manifesto para a inclusão, na cartela de “emoji”, o símbolo da expressão cearense “aí dento”. Sim, não é sacanagem.
 


”Emoji” para quem não se conecta, e traduzindo para o cearensês, significa quase a mesma coisa que “carinhas”, “berimbelinhos”, “frescurinhas”...
 


Aquelas marmotinhas oferecidas no teclado do zap para dizer das emoções virtuais de quem está do outro lado do celular.
 


Nem sempre expressam o que realmente estamos sentindo. Entre amigos até ok, mas também camuflam falsidades. Afinal não se está vendo, de verdade, a reação do invisível.
 


Carinhas sorrindo, tristes, mandando beijocas, cara de paisagem, dedinho no queixo, sono, raiva, olhos esbugalhados... E uma carrada de outros pliques pliques.
 


O pintinho fofo saindo do ovo, o coração vermelho que bate quando está sozinho e quer alguma coisa, a flor, gatos, batom, pirulito...
 


E uma porrada de encurtadores de conversa falsas, se “livrantes” ou preguiçosas.
 


Pois, se tem do penico a bomba atômica por lá, o pessoal do Crato decidiu pleitear a inclusão do emoji “aí dento”.
 


A mais cearense das expressões poderá ser colocada no rol das “mãozinhas”. Seria desenhada uma mão espalmada (tipo bico de pato), dedos uns colados nos outros, e um movimento de cima para baixo. Animada.

 


Numa carta resposta a Cícero Fagundes Matos, do Crato, a WhatsApp pediu mais informações sobre o significado de “aí dento”. Recebeu como resposta que seria o correspondente a “fuck you”.
 


Mas vou discordar. “Aí dento” é mais singelo, menos agressivo do que se disparar um “fuck you”. É uma gaiatice que não se diz pra mãe, ok. Nem a mãe ao filho...
 


Se bem que o Migas e dona Pipi, vez em quando, soltam um “aí dento” um para o outro. Mas na maior amorosidade de filho e mãe. Sem nenhum desrespeito e muita risadaria.
 


“Aí dento”, definitivamente, não significa “fuck you”. Os jornalistas Thadeu Braga e Felipe Araújo definiram como o jeito mais suave de rejeitar ou se opor a várias coisas ou embaraços.
 


Como ouvir uma piada besta sobre fiofó; escutar babaquice de coxinha, um choramingo de petralha ou responder a uma provocação política absurda...
 


Tipo quando um ex-paneleiro passando pela Heráclito Graça, samba troando, sapeca um: “Fica Temer”. E a negada do Serpentina, sem pestanejar, esbraveja: “Aí dento, aí dento”.
 


“Aí dento” pode até ter nascido grosseiro, mas com o tempo foi se tornando uma expressão para se contrapor ao status quo. “Aí dento” diria Falcão e Tarcísio Matos. “Lá, de ovelha”, eu revidaria.
 


Pois bem , a gigante Whatsapp tem uma oportunidade para arrebanhar mais viciados no zap. É só inserir o “aí dento!” como emoji.

 


Ela respondeu que está analisando, pois aceitou colocar a mãozinha do cotoco. Sim, e a expressão cearense não embute falsidades como as “palminhas” ou o dedinho de “positivo”. É “aí dento”, mesmo...
 

DEMITRI TÚLIO é repórter especial e cronista do O POVO demitri@opovo.com.br

TAGS