PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Propaganda enganosa

2017-04-11 01:30:00

BUJÃO - Pode uma fábrica anunciar ABS em seu carro e explicar depois que as letras são iniciais de Abertura do Bujão Superior?


Não é correto se utilizar de sigla já consagrada para identificar outro dispositivo, confundindo o consumidor. Mas foi o que fez a Hyundai, ao lançar o Creta no Brasil: anunciou que o SUV tem o sistema Stop&Go. Denominação há muitos anos vinculada ao sofisticado sistema eletrônico que mantem o carro à distância constante de outro que vai à sua frente, graças a sensores e radares que assumem acelerador e freio. Atua com o carro em movimento e também quando o da frente para e torna a arrancar. No caso da Hyundai, é propaganda enganosa: Stop&Go no Creta não vai além do sistema que desliga e liga o motor quando o carro para, chamado universalmente de Start&Stop, presente até em compactos nacionais.


BRAÇOS - Multilink (multibraços) é a denominação consagrada do sistema de suspensão independente com braços múltiplos para conectar as rodas traseiras ao chassis do carro. Sofisticado, faz com que as rodas se mantenham num ângulo mais próximo de 90º com o piso. Confere extremo conforto e estabilidade e, no Brasil, o Ford Focus, com esta suspensão na traseira, está entre os automóveis de melhor dirigibilidade do mercado. A Nissan acaba de apresentar a nova geração de sua famosa picape Frontier. Faz jus à fama: excelente mecânica, anda bem no asfalto e fora dele, cabine espaçosa, confortável e bem acabada. Não precisava, portanto, de anunciar suspensão traseira multilink, uma grande mentira pois ela sequer é independente: um rígido eixo liga as rodas traseiras....


ALERGIA - Antes mesmo de construir sua fábrica no Brasil, a BMW decidiu “flexibilizar” alguns de seus motores. Assim, a Série 3, além de ganhar o motor “Active Flex”, foi dotada também do dispositivo Start&Stop que desliga e liga o motor. A BMW só se “esqueceu” de avisar ao distinto público (e ao governo) que o sistema Start&Stop só operava com o tanque abastecido com gasolina. Tinha alergia ao etanol...


“DESEMPENHO” - A mais disputada competição no Brasil é a Stock-Car. Mas é também a maior mentira do automobilismo brasileiro pois, apesar dos diferentes emblemas na grade, os carros são exatamente idênticos e não contam com sequer um parafuso da marca insinuada pelo logotipo frontal. Mas a Peugeot, quando ganhou uma corrida no autódromo de Brasilia, teve a cara-de-pau de anunciar que, “graças à resistência e desempenho do Peugeot 307 a marca foi vitoriosa na Stock-Car”. Pode?


CAVALOS - O grupo CAOA sossegou, depois de várias advertências e multas aplicadas pelo Conar e Ministério Público: a empresa, licenciada pela Hyundai para fabricar alguns de seus modelos em Anápolis (GO) e importar vários outros da Coréia do Sul foi campeã da propaganda enganosa no Brasil. Entre outras, anunciou que seu “esportivo” Veloster tinha motor de 140 cv. O carro (apelidado de Devagoster...) tinha o mesmo motor de 128 cv que o HB20 produzido pela Hyundai em Piracicaba. E os doze cavalinhos faltantes? Só existiam nos modelos exportados para a Europa e EUA, com injeção direta de combustível. A CAOA chegou a afirmar que a maior potência era decorrente dos 25% de etanol misturados à gasolina brasileira...


ADITIVOS - Ninguém discute a importância dos aditivos na gasolina, que evitam a formação de depósitos no motor, prejudicando a combustão e reduzindo o desempenho. Mas, anunciar que a gasolina aditivada aumenta a performance é propaganda enganosa. A Shell V-Power, por exemplo, tem mais octanas na Europa e pode aumentar a potência do motor. Mas no Brasil, tem o mesmo índice de octanagem que qualquer outra gasolina.


ÁGUA - Por que a ficha técnica do porta-malas de alguns automóveis declaram capacidade maior que a real? Porque o fabricante despreza o padrão VDA de medição (por blocos ) e chegam a usar água, que entra em qualquer cantinho mas não reflete o volume efetivamente utilizável. No caso de SUV´s e hatches, tem fábrica que vai até o teto e inclui o volume acima da tampa (“bagagito”), onde não se deve levar bagagem por questão de segurança. Bons exemplos desta distorção estão nos carros da PSA (Peugeot/Citroen) e Land Rover.


Adriano Nogueira

TAGS