PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Congresso brasileiro de oftalmologia no Ceará

2017-06-03 17:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 O Ceará está para receber um dos maiores congressos da América Latina: o 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2017 (CBO), de 6 a 9 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. A Comissão Científica do CBO e as sociedades filiadas estão construindo uma programação científica de alto nível, em que mais de 600 renomados palestrantes nacionais e internacionais apresentarão, através de simpósios, cursos, temas livres, pôsteres, vídeos, entrevistas e painéis, os últimos avanços ocorridos em todas as subespecialidades da Oftalmologia.


2 O oftalmologista cearense Dácio Costa, que compartilha a co-presidência do congresso com o oftalmologista cearense David Lucena, destaca a presença do oftalmologista Dimitri Azar, dos Estados Unidos, que já foi chefe da cirurgia refrativa da Harvard University, e do oftalmologista cearense Felipe Medeiros, radicado nos Estados Unidos, que já recebeu vários prêmios mundo afora e faz parte do ranking dos 10 oftalmologistas mais influentes do mundo. “Brinco que o congresso está com excesso de sucesso. Estamos com mais de 100 estandes, uma programação social extensa, uma palestra de abertura, festa de encerramento no Terminal Marítimo e muito mais”.


3 O tema central do congresso vai girar em torno do diagnóstico, que foi escolhido por votação há dois anos. “Há uma necessidade de especialidade em métodos diagnósticos, porque os exames complementares estão aumentando ano a ano. Contamos com aparelhos novos que fazem diagnóstico de doenças bastante precoce, mais preciso e, às vezes, não estamos falando da doença em si, mas da melhor forma de tratamento para cada doença”, afirma Dácio Costa.


4 Dácio Costa relembra que, quando estava na residência de Oftalmologia, era a época do “boom” dos novos aparelhos para diagnóstico precoce de glaucoma. “Tínhamos três ou quatro aparelhos. Com o passar do tempo, fomos vendo que alguns funcionavam mais do que outros. Então, esses estudos são importantes para depurar os novos aparelhos e nós, médicos, temos de ter um filtro para analisar a real vantagem do aparelho, se é economicamente viável ou não”.


5 Se um aparelho melhora o diagnóstico em 5%, “em comparação ao equipamento convencional e o custo aumenta em 50 vezes o valor do tratamento, não tem vantagem para a saúde pública”. O congresso, analisa Dácio Costa, é um momento para filtrar essas novas tecnologias e fazer análise crítica dos novos métodos de diagnósticos.


6 O oftalmologista revela que as principais doenças que levam à cegueira, no Brasil, são a catarata, a degeneração macular, devido à idade avançada do paciente, a retinopatia diabética e o glaucoma. “A maioria é doença do idoso e se fizermos o diagnóstico precoce, em 95% dos casos podemos evitar a cegueira, podemos mudar a evolução da doença e garantirmos a visão até o final da vida do paciente”, diz Dácio Costa, que orienta consultar o oftalmologista uma vez ao ano, depois dos 50 anos de idade.


Bate-Pronto

 

O médico dermatologista Luciano Morgado, da Clínica Monte Parnaso (SP), esclarece sobre o colágeno, uma proteína que relacionamos diretamente com a pele, mas é encontrada em abundância nos músculos, nos ossos, nos vasos sanguíneos e no sistema digestivo e corresponde a 30% das proteínas do organismo.


O POVO – Quais as benefícios do colágeno?


LM - São vários os benefícios do colágeno para o corpo. Na pele, os mais encontrados são o tipo I e o tipo IV, sendo responsáveis, junto com as fibras elásticas, pela firmeza e elasticidade da pele. A sua deficiência pode resultar em uma pele mais frouxa e flácida, com acentuação das rugas e sulcos da pele.


OP – Quando a produção de colágeno começa a diminuir?


LM - A produção de colágeno ocorre com maior eficiência até os 30 anos de idade. Após essa faixa etária, por conta do desenvolvimento do envelhecimento, a produção de colágeno fica mais restrita. A produção de colágeno diminui gradativamente, com variações individuais, resultando em acentuação das rugas e dos sulcos e também em fragilidade articular e óssea. Estima-se que a partir dos 50 anos apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação é produzido pelo organismo.


OP – É necessária a reprodução de colágeno?


LM - Com o caminhar da idade, a saída é buscar outras formas para adquirir o colágeno para a pele. Entre as possibilidades, estão os cremes que possuem entre os seus componentes o colágeno e a elastina, tendo importante função hidratante para a pele. Por via oral, os mais utilizados são os colágenos hidrolisados, de mais fácil absorção. Esses produtos podem ajudar no tratamento de flacidez e rugas na pele. Todavia, importante frisar que isolados não fazem milagre, devendo ser usados em conjunto com outros métodos terapêuticos antirrugas e antienvelhecimento e que são mais um item que pode contribuir para a melhora da pele.


OP – Quando a síntese de colágeno é prejudicada?


LM - Alimentação adequada e fatores que favorecem a qualidade de vida são fundamentais para manter a produção dessas moléculas, visto que situações adversas podem interferir na produção de colágeno. Assim o estresse, a falta de nutrientes e a deficiência de vitamina C podem resultar em defeitos na síntese do colágeno.


Galeria 

 

Cirurgião plástico Cido Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional Ceará (no click, ao lado da filha Juliana Carvalho, também cirurgiã plástica), realiza a XV Jornada Cearense de Cirurgia Plástica, em Guaramiranga, de 30 de junho a 2 de julho. Presenças confirmadas dos cirurgiões plásticos Marcela Cammarota (DF), Ivan Abadesso (RJ) e Lídia Masako (SP)


Dermatologista Danielle Diniz e o marido Alexandre Oliveira batizam a filha Laís, na Igreja Santa Edwiges, com recepção na residência da família


A acupunturista Gláucia Brandão atende o ator Armando Babaioff, na clínica FisioVida, do fisioterapeuta Jorge Brandão


Karine Furtado e cirurgião plástico Harley Cavalcante e a derma-tologista Helena Rios, no La Maison


CARIRI NEWS


ÓTICAS DINIZ


Maurício Lucena comemora o sucesso das Óticas Diniz, na região do Cariri. “Só trabalhamos com óculos de grau e de sol em armações e lentes homologadas pelo Grupo Diniz, todas originais”, garante


CLINICA DE OLHOS


Oftalmologista José Lívio Luna Callou é fundador e diretor da Clínica de Olhos do Cariri, em Juazeiro do Norte, destaque da revista O POVO Cariri


GASTRONOMIA FUNCIONAL


TOMATES RECHEADOS À PIZZAIOLO


INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres

sal

8 tomates grandes

½ maço de rúcula lavado e cortado em tirinhas

150 g de mussarela ralada

1 dente de alho picado

½ colher (chá) de orégano

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

pimenta-do-reino recém-moída


MODO DE PREPARO


Aqueça o óleo em uma panela pequena por 1 minuto. Junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver.

Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe-a abafada por 5 minutos para terminar o cozimento. Retire a tampa dos tomates e, com ajuda de uma colher de sobremesa, tire as sementes. Reserve. Misture o arroz com a rúcula, a mussarela, o alho, o orégano e tempere com o azeite, sal e pimenta. Preencha os tomates com essa mistura e disponha-os em uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse por cerca de 20 minutos ou até que a pele do tomate comece a ficar enrugada. Sirva acompanhando um filé de frango grelhado.

Adriano Nogueira

TAGS