PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Chás funcionais: como consumir

2017-06-24 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Desintoxicar o corpo, reduzir medidas, melhorar o humor, combater a insônia, ajudar na digestão, relaxar. Várias são as razões pelas quais o chá vem ganhado cada vez mais espaço na nossa alimentação. De origem milenar, passaram pelas receitinhas da vovó e hoje são os queridinhos do mundo fitness, ganhando celebridades como Bruna Marquezine e Fernanda Souza.

[FOTO2]
O farmacêutico Tiago Olinda, um dos sócios da Farmácia Fitos, defende a ingestão de chás, diariamente. “Os benefícios são muitos: os pacientes aumentam a ingestão de líquidos, vemos melhorias das funções renais e intestinais, controle de algumas funções metabólicas e outras ações específicas que vão depender do chá escolhido”,explica ele.
[FOTO3] 

A nutricionista Carla Laprovitera esclarece que não existe um chá específico que ela indique para todos os pacientes. “Cada paciente tem uma indicação, pois cada chá tem sua propriedade que pode ser bem encaixada no plano alimentar, dependendo do objetivo”, avisa Carla.
 

Pois é, o hibisco continua sendo o queridinho entre os chás. É o mais procurado na Farmácia Fitos, entrega o farmacêutico Tiago Olinda, e o mais pedido pelos pacientes da nutri Carla Laprovitera. “O hibisco é o favorito por sua propriedade termogênica, evita o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, diurético e por diminuir a vontade de comer doces (#TUDO!)”, explica.
 

Entretanto, a nutri ressalta que nenhum chá deve ser consumido em excesso e o hibisco deve ser evitado por mulheres que estejam tentando engravidar. Carla também indica aos seus pacientes chás de cavalinha (o melhor contra celulite), chá mate, chá verde, camomila (para acalmar), canela e casca de laranja (maravilhoso). 


Apesar da preferência do hibisco, o chá probiótico Kombucha vem ganhando espaço no cardápio fitness de celebs do quilate de Gwyneth Paltrow, Madonna, Halle Berry, Reese Witherspoon. Alguns artistas chegam a exigir a presença do chá em seus camarins. De aroma agridoce, aumenta a energia do corpo, fortalece os rins e os músculos, combate a insônia, protege as articulações, reduz os sintomas da diabetes, regula a pressão arterial, reumatismo, excesso de peso e problemas digestivos.
O cha é obtido por meio da fermentação do chá verde ou preto eé adoçado com açúcar. “Após esse processo, a mistura se transforma em líquido gaseificado, rico em vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos”, conta Carla Laprovitera.

CASCA DA LARANJA, TUDO!
Em um final de tarde superagradável fiquei interessadíssima na conversa do farmacêutico Tiago Olinda sobre o chá da casca da laranja, também indicado pela nutri Carla Laprovitera aos seus pacientes, e sobre o que ele chama de suco de uva caseiro e que prefiro chamar de infusão de uvas.
 

O farmacêutico defende que todos nós devemos tomar chá da casca da laranja todos os dias. “O chá da casca da laranja é termogênico, vaso protetor, excelente contra varizes, previne e trata as hemorroidas e é digestivo, ótimo para ser ingerido após as refeições”.
 

Quando tomar: Tiago aconselha não ingerir à noite, por ser uma bebida estimulante.Como fazer: 10g casca 200ml, infusão. 5min a 10 min.
 

Para fazer a infusão de uva ou suco de uva, como queira, é só ferver a fruta que as substâncias que contém na casca, principalmente as antocianinas, a mesma classe do hibisco (previne câncer, diabetes, pressão alta, anti-flamatório, saúde dos olho...) passam para a água.
Quando tomar: não tem limitações, pode tomar o chá de uva puro ou bater o chá com limão, mamão, como desejar.
 

Como fazer:é só ferver 1kg de uvas roxas em 2l de água, durante uns 5min. 

[FOTO6][FOTO5][FOTO4]

CHÁ EXÓTICO DE FRUTAS E ERVAS
Nutricionista Elaine de Pádua, de São Paulo, indica chá de ervas e frutas, rico em nutrientes e super colorido.

INGREDIENTES:

1L e ½ de água
½ de abacaxi
1 maçã
1 laranja
Canela
Cravo
Gengibre

MODO DE PREPARO:
Ferver a água com a casca do abacaxi, a laranja espremida, a canela, o cravo e o gengibre. Coe e junte à mistura o abacaxi e a maçã picada. Retorne com a preparação ao fogo por mais 20 minutos.
Sirva quente. 

TAGS