PUBLICIDADE
Jornal

O que acontece quando não se troca o óleo do motor na quilometragem indicada pela concessionária?

07/03/2017 01:30:00

Italo Viana, administrador de empresas


MECÂNICA - Prática corriqueira por quem não tem tempo, adiar a troca do óleo do motor pode ocasionar problemas severos ao equipamento. Com o tempo, o fluido começa a perder a viscosidade, bem como as propriedades de temperatura. Em vez de consistência viscosa, o óleo se torna uma pasta. Eis o problema da carbonização. Prejudica também o comando de válvulas, virabrequim e outros componentes internos.


A instalação de kits multimídia prejudicam a parte elétrica do automóvel?


Ana Paula Nunes, bancária


MECÂNICA - Dependendo do local onde é instalado, sim. Mas antes de procurar uma oficina especializada, é bom checar a vida útil da bateria, seu funcionamento e até o alternador do automóvel. A má instalação, aliada à bateria defeituosa, gera problemas, seja de descarregamento ou até sobrecarga no sistema elétrico. Sem o devido cuidado, o sistema de partida do automóvel entra no rol de afetados.


Penso em mudar o pneu do meu carro por um de perfil mais largo. A mudança é danosa ao veículo?


Renan Barbosa, motorista


MECÂNICA - A instalação de pneus de perfil mais largo pode prejudicar, essencialmente, a segurança e estabilidade do veículo. Ocorre a redução ou aumento da distância de frenagem do automóvel, já que o pneu de diâmetro diferente contribui para mudar as configurações estabelecidas pela engenharia. Outro fator de destaque é o desgaste prematuro da banda de rodagem, além do aumento do consumo de combustível.


Adriano Nogueira

TAGS