Logo O POVO+
Capitão Wagner é o candidato apoiado explicitamente por Bolsonaro que está melhor nas pesquisas
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Capitão Wagner é o candidato apoiado explicitamente por Bolsonaro que está melhor nas pesquisas

No Rio de Janeiro e em São Paulo, candidatos apoiados pelo presidente estão ameaçados de ficar fora do segundo turno. Em Recife, Manaus e Belo Horizonte, os bolsonaristas estão pior ainda. Candidato do pros em Fortaleza pode se tornar a principal aposta do bolsonarismo nestas eleições no Brasil
Tipo Notícia
 Bolsonaro pediu voto em Wagner na live, espaço que já usou para cobrar de Camilo acordo com PMs (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook  Bolsonaro pediu voto em Wagner na live, espaço que já usou para cobrar de Camilo acordo com PMs

O presidente Jair Bolsonaro declarou apoio a alguns candidatos ao longo da campanha e, no sábado véspera da eleição, publicou no Facebook a lista com esses nomes. O post foi posteriormente apagado. Bolsonaro não fazia nenhum comentário: apenas os nomes e os respectivos números. Isso associado às declarações anteriores permite interpretar o gesto como declaração de apoio. Daqueles candidatos, Capitão Wagner (Pros), candidato a prefeito de Fortaleza, é quem melhor aparece nas pesquisas.

Em São Paulo, Bolsonaro há bastante tempo manifestou apoio a Celso Russomanno (Republicanos), que largou na liderança, vem em queda nas pesquisas e está bastante ameaçado de ficar fora do segundo turno.

No Rio de Janeiro, o candidato do presidente é o prefeito e candidato à reeleição Marcelo Crivella (Republicanos), que está bem atrás do líder nas pesquisas, Eduardo Paes (DEM). Crivella também trava disputa acirrada, conforme as pesquisas, por lugar no segundo turno.

Em Recife (PE), a candidata de Bolsonaro é a Delegada Patrícia (Podemos), que está na quarta colocação e distante da briga mais direta por vaga no segundo turno tanto pelo Datafolha quanto pelo Ibope.

Em Belo Horizonte, o presidente apoia Bruno Engler (PRTB), que apareceu na terceira colocação na pesquisa Datafolha, empatado com a candidata Áurea Carolina (Psol). As pesquisas apontam reeleição do prefeito Alexandre Kalil (PSD) no primeiro turno.

Em Manaus, Bolsonaro destacou o coronel Menezes (Patriota), que aparece no Ibope longe da briga pelo segundo turno, na quinta colocação.

O presidente ainda citou Ivan Sartori (PSD) em Santos, que apareceu em pesquisa do instituto Paraná num segundo lugar bem distante do primeiro colocado.

Em Fortaleza, Capitão Wagner (Pros) está tecnicamente empatado com José Sarto (PDT) tanto no Datafolha quanto no Ibope. Ele pode se tornar a principal aposta do bolsonarismo no Brasil nestas eleições. Ao votar em Fortaleza, Wagner foi questionado sobre se o presidente da República terá participação mais intensa em sua campanha no provável segundo turno. Wagner disse que espera vencer no primeiro turno. Se isso não ocorrer, ele destacou que Bolsonaro não tem participado de campanha nenhuma - a rigor, o presidente tem feito sua própria propaganda política, nas lives. O candidato do pros salientou que Fortaleza precisa muito de apoio federal, e que verbas da União representam metade do orçamento da Prefeitura. "Ser inimigo do governo federal não é o melhor caminho", argumentou.

Sem apoio explícito

Saem-se melhor nas pesquisas candidato quem Bolsonaro não declarou apoio, mas que já tiveram proximidade com ele, ou sinalizaram simpatia, ou têm apoio de integrantes do governo ou aliados próximos.

Em Cuiabá (MT), Abílio Júnior (Podemos) tem apoio do deputado federal José Medeiros (Podemos), vice-líder do governo na Câmara e bolsonarista dos mais entusiasmados. Ele aparece tecnicamente empatado na liderança, com 32%, enquanto o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem 31%.

Em Rio Branco (AC), Tião Bocalom (PP) é tido como amigo de Bolsonaro e tem proximidade com o grupo do presidente. Ele está na frente no Ibope, em situação de empate técnico.

Em Boa Vista (RR), Ottaci, apoiador de Bolsonaro, está tecnicamente empatado na liderança.

Em Porto Velho (RO), o prefeito Hildon Chaves (PSDB) lidera com folga. Ele é um tucano que já manifestou simpatia pelo presidente Bolsonaro.

Em João Pessoa, o ex-governador Cícero Lucena (PP) lidera a pesquisa Ibope. Ele também tem inclinação pró-Bolsonaro, de quem já foi colega de partido, quando o hoje presidente era do PP.

Há também as candidaturas que têm apoios importantes em pessoas do governo ou próximas a ele. Em Tocantins, Cinthia Ribeiro (PSDB), líder em intenções de voto, é candidata do líder de Bolsonaro no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB).

Em Teresina (PI), o líder é Dr. Pessoa (MDB), apoiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

Em Campo Grande (MS), está na frente o atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD), que tem apoio da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina (DEM).

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?