Logo O POVO+
Pesquisa Ibope mostra Capitão Wagner sem folga e é boa para Luizianne e Sarto
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Pesquisa Ibope mostra Capitão Wagner sem folga e é boa para Luizianne e Sarto

Tipo Opinião
Capitão Wagner (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Capitão Wagner

A pesquisa Ibope para a Prefeitura de Fortaleza divulgada nesta noite pela TV Verdes Mares mostra Capitão Wagner (Pros) com o maior percentual, mas em situação pouco confortável. Tem 28%. Claro, qualquer dos outros candidatos trocaria de lugar com ele sem pensar duas vezes. Mas, o candidato que despontava como o mais forte na largada, que com mais antecipação se preparou, não apresenta folga na pesquisa Ibope. Na verdade, está tecnicamente empatado com Luizianne Lins (PT), que tem 23%.

Se o Ibope conseguiu captar o real sentimento do eleitor, a ex-prefeita aparece com muita força. Até considerando a rejeição dela, a mais alta, também em empate técnico com Wagner. Ela tem 36% e ele, 33%. Aliás, a rejeição é outro aspecto que deve preocupar o Capitão.

José Sarto (PDT) tem 16% e o número me surpreende. É considerável para quem é tão pouco conhecido e com tão pouco tempo de campanha. A rejeição de 17% é bem inferior à dos líderes.

Heitor Férrer (Solidariedade), que já quase foi ao segundo turno em 2012, aparece com 6%. Larga de patamar abaixo. O fim do governo Cid Gomes (PDT), ao qual fazia contraponto, tirou espaço político dele.

Pelos números do Ibope, a eleição é quase com certeza para segundo turno.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?