Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Turismo: eventos de jazz e kitesurfe movimentam o litoral oeste cearense

Praias do litoral oeste devem receber pelo menos dois grandes eventos que irão movimentar a região nas próximas semanas. Se a ideia era aproveitar os dias que restam de 2019 para conhecer alguma dessas praias, já é hora de se planejar
13:38 | Nov. 07, 2019
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Kitsurfe no Preá

A Praia do Preá, a 12 quilômetros de Jericoacoara, recebe a última etapa da categoria strapless do Circuito Mundial de Kitesurf, a GKA Kitesurf World Cup, entre os dias 12 e 16 de novembro. É a primeira vez que o País encerra uma temporada da competição, e não poderia ser em outro destino que não em um dos locais que, assim como Cumbuco, é conhecido como a Meca do Kitesurf.

Entre ventos fortes, perfeito para surfistas e velejadores, e um mar azul - visto que, no ponto, não houve registro de manchas de óleo. A Praia do Preá fica a cerca de 203 quilômetros de Fortaleza e, para a temporada de competições, a ideia é que o turismo tenha um crescimento de 30%. O carioca Pedro Matos, um dos 44 competidores que marcarão presença no litoral, ressalta que a praia geralmente "enche de pessoas" quando há competições, o que beneficia na hora de surfar. "Isso instiga a gente a fazer as manobras, saber que tem gente torcendo por você", confirma.

Para quem deseja "turistar" outros pontos, o município de Cruz tem feito sucesso inclusive nas redes sociais recentemente pelo buraco azul que se formou no povoado Caiçara. O local chama atenção pela água paradisíaca, de cor azul turquesa, formada por causa da clareza da areia e da pobreza de nutrientes, que faz com que o azul seja intensificado. O fenômeno teve destaque em 2019 devido à quantidade de chuvas, que aumentou o volume de água da abertura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontece em Cumbuco, também conhecido como um local perfeito para kitesurfistas, a final da competição na categoria freestyle. Entretanto, até ontem, 6 de novembro, ainda havia registros de manchas de óleo na região.

Serviço

Ceará Kite Pro - GKA Kite-Surf World Cup (Strapless Freestyle)

Onde: Pousada Rancho do Peixe - Praia do Preá / Ceará / Brasil

Quando: de 12 a 16 de novembro de 2019

Outras informações: cearakitepro.com.br

O Trio Corrente se apresenta em Jericoacoara dia 3 de dezembro
O Trio Corrente se apresenta em Jericoacoara dia 3 de dezembro (Foto: Claus Lehmann)

No ritmo do Choro e Jazz

O município Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 283 quilômetros de Fortaleza, recebe entre os dias 3 e 8 de dezembro, os últimos shows do Festival Choro Jazz. O evento, que tem início na Capital cearense no dia 28 de novembro, chega ao litoral com mais de dez apresentações gratuitas na Praça Principal da Cidade. Entre os nomes que performam, estão Zé Renato, Renato Braz, o Trio Corrente e Cristovão Bastos.

O Festival também promove bate-papos gratuitos entre os dias 3 e 6 de novembro. Em Jericoacoara, o público poderá conversar com nomes como reunindo Filó Machado, Antônio Rocha, Carol Panesi, Lula Galvão, Celso Silva, Rafael Barata, Jaques Morelenbaum, entre outros.

O momento é ideal para aproveitar as praias e os vários outros pontos turísticos do município, que, até o momento, teve somente a Praia de Malhada atingida pelas manchas de óleo. Outros pontos turísticos, como a Lagoa do Paraíso, a Duna do Pôr-do-sol e a Pedra Furada, são famosos por atrair turistas do mundo todo.

Para além das praias e da natureza, Jericoacoara é conhecida pela vida noturna, entre festas, bares e restaurantes. Os shows de jazz e choro são oportunidades para aproveitar o meio urbanístico da cidade, entre os espaços públicos e as intervenções artísticas por entre as ruas e ruelas da região.

Serviço

Festival Choro Jazz

Quando: de 3 a 8 de dezembro

Onde: na Praça Principal de Jijoca de Jericoacoara (Rua Principal, S/N - Jericoacoara)

Outras informações: chorojazz.com

Gratuito

Shows de Jazz em Jijoca de Jericoacoara:

Terça-feira 3/12

17h - Rodas de samba e choro

20h - Orquestra Jeri

21h - Sebastião Tapajós

22h30min - Trio Corrente

Quarta-feira, 4/12

17h - Rodas de samba e choro

21h - Cristovão Bastos Quarteto

22h30min - Jota P & Carol Panezi Quinteto

Quinta-feira, 5/12

17h - Rodas de samba e choro

21h - Jaques Morelenbaum CELLOSAM3ATRIO

22h30min - Época de Ouro

Sexta-feira, 6/12

17h - Rodas de samba e choro

21h - Toninho Horta Quarteto participação Pedro Martins

22h30min - Samba de Fato participação Sérgio Santos, Julião Rabello e Ana Rabello

Sábado, 7/12

17h - Rodas de samba e choro

21h - Renato Braz e Zé Renato

22h30min - Filó Machado Sexteto

Domingo, 8/12

17h - Rodas de samba e choro

 

21h - Arismar do Espírito Santo e Orquestra das Areias

22h30min - Forró do Zé Pitoco participação Luciana Alves

 

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar