Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Instituto promove palestra em espanhol gratuita sobre "Arte em Madri"

Aula pretende iniciar os participantes sobre os museus de Madri e pretende promover intercâmbios para a capital espanhola
08:51 | Set. 26, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Goya, Velázquez, Picasso, Dalí… A arte em Madri é quase inesgotável e reúne nomes espanhóis e internacionais em um acervo invejável. Neste sentido, para promover o turismo cultural da capital espanhola, o Instituto Poliglota de Línguas e Culturas promove nos dias 26 e 28 de setembro, a palestra “Arte en Madrid”, com acesso gratuito, em espanhol em que serão introduzidos os principais museus e artistas de Madri. Os interessados só necessitam comparecer a um dos eventos, com inscrição realizada no momento da aula.

Ministrada pela professora Emanuela Franco, especialista em Marketing Turístico pela Universidad Complutense de Madrid, a palestra também objetiva também promover intercâmbio cultural e linguístico a partir da nova rota da companhia Air Europa, que agora disponibiliza voos diretos de Fortaleza para Madri.

A arte em Madri

Quando se pensa em arte e Espanha, é quase natural relacionar esses conceitos a “Guernica”, uma das várias obras primas do pintor cubista Pablo Picasso. Sendo uma das obras mais conhecidas e emblemáticas do artista, os tons de azul melancólicos e as formas distorcidas do quadro de mais de três metros de altura e sete de comprimento se encontram no Museu Reina Sofia, um dos mais nobres museus de Madri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da obra de Picasso, o Museu Reina Sofia também detém de diversos outros quadros do pintor, como diversas obras do surrealista Salvador Dalí. Um destaque é a pintura melancólica “Muchacha en la ventana”, que foge do surrealismo e alcança o realismo, apesar de manter o sonho em outra perspectiva. Mas para quem deseja contemplar obra do artista em sua essência mais conhecida, a pintura “Rostro del gran Masturbador” também se integra ao acervo do museu.

 

Passar por Madrid é oportunidade de entrar em contato com uma aura artística que só a capital espanhola parece emanar. O pintor Diego Velázquez, considerado um dos principais artistas do Século de Ouro Espanhol, em que o barroco predomina a literatura e a arte, deixou como legado “As Meninas” (Las Meninas). A pintura é considerada uma de suas obras primas e promove reflexões entre a realidade e o imaginário, visto que a pintura promove incertezas sobre o que de fato é representado. A obra marca presença no Museu do Prado, sendo uma das mais visitadas do local.

 “La maja desnuda” e “La Maja vestida” são duas obras “casadas” que chamam a atenção por não serem ideais mitológicos, mas mulheres (um pouco) mais próximas da realidade. Ambas as pinturas também marcam presença, uma ao lado da outra, no Museu do Prado. As pinturas fazem parte das obras de Francisco de Goya, pintor que ganhou destaque principalmente por seus retratos.

Serviço:

Arte en Madrid

Quando: quinta-feira, 26, às 20h e sábado, 28, às 11h30min

Onde: Instituto Poliglota de Línguas e Culturas (avenida Pontes Vieira, 639 - Tauapé)

Outras informações: (85) 3272 1433

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar